atom 1024x354

 

 

 

 

 

 

Com o objetivo de facilitar o acesso ao acervo da instituição, o curso de Arquivologia em parceria com o Arquivo Geral da FURG, no âmbito de um projeto que prevê a consolidação do instrumento de pesquisa online ao seu patrimônio documental, deram o primeiro passo com a atualização da plataforma ICA-AtoM 1.3 para o AtoM 2.2.

No dia 11 de novembro, em reunião entre os professores do curso de Arquivologia, Dhion Carlos Hedlund e Mateus de Moura Rodrigues, e a direção do NTI/FURG, foram estabelecidos os parâmetros técnicos para a efetivação da atualização da plataforma e os critérios para a importação da base de dados já existente.

Como próximas ações, o projeto visa dar continuidade à transferência das informações da base de dados antiga para a nova, a qual já encontra-se disponível no endereço http://arquivodigital.furg.br.

Primeiramente será disponibilizada na plataforma AtoM a descrição arquivística do fundo Faculdade de Direito Clovis Bevilaqua, o qual já encontrava-se disponível no endereço http://ica-atom.furg.br, porém ainda na plataforma anterior (ICA-AtoM 1.3).

O AtoM é um aplicativo de descrição arquivística integralmente voltado para Web, encomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) e abrange normas internacionais de descrição arquivística. AtoM é um acrônimo para "Access to Memory" (Acesso à Memória).

A consolidação desta farramenta no âmbito da FURG tem como objetivo proporcionar o acesso rápido e eficiente às informações referentes à trajetória da instituição a partir da consulta aos acervos disponibilizados online.

O projeto encontra-se em fase inicial e estão previstas outras ações no sentido de fornecer subsídios que amplifiquem o acesso à informação mediante o uso de plataformas tecnológicas que atendam as necessidades do usuários pesquisadores.