No dia 29 de setembro de 2014, a equipe do projeto “Sistematização dos Arquivos da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG)”, vinculado ao Programa de Assessoramento aos Arquivos do Porto do Rio Grande, coordenado pelas professoras do Curso de Arquivologia, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI/FURG, Luciana Souza de Brito e Roberta Pinto Medeiros, realizou uma visita técnica às instalações do Arquivo Municipal de Caxias do Sul – RS, e Casa Museu Zanini.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Curso de Arquivologia da FURG e a SUPRG, e conta com a supervisão na instituição da bibliotecária Gládis Ferreira. As acadêmicas que participaram da visita foram: Bruna Carballo Dominguez de Almeida, Suélen Mattos Wolff, Graciela Cunha da Silva, Laís Garighan da Luz, Nadia Ramires Felix Strelow, Fátima Regina Freitas Dias, Santa de Moraes Marques.

A visita no arquivo teve como foco o estudo das particularidades que envolveram o processo de criação do plano de classificação de documentos utilizado pela referida instituição para a documentação de caráter público. Em paralelo observou-se a metodologia utilizada no acondicionamento de documentos (volumes encadernados, fotografias em base papel, negativos de vidro, etc.), as ações de restauração utilizadas em documentos com suporte textual e fotografias montadas em cartão. Tais ações serão de grande valia para as futuras ações do projeto.Já no Museu as atividades culturais envolveram a visitação na instituição e a apreciação de um café colonial.

 

alt