Nos dias 20 e 21 de novembro os professores Dhion Carlos Hedlund, Luciana Souza de Brito e Mateus de Moura Rodrigues, do Curso de Arquivologia da FURG, realizaram atividade em parceria com o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em Caxias do Sul. Também participou da ação o Prof. Janilton Fernandes Nunes, docente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas, da Unipampa São Borja.
Na ocasião foram abordados os seguintes temas: noções de higienização de documentos de arquivo, com a participação da bolsista Tauani Bisognin Ramos, do Curso de Arquivologia da FURG, digitalização de acervos, e implementação e uso do repositório digital Archivematica para preservação de documentos arquivísticos digitais e do software de descrição arquivística AtoM.
Tais ações foram desenvolvidas em módulos sequenciais complementares e tiveram como foco a troca de experiências com vistas a gestão dos acervos do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Além disso, dados foram coletados visando analisar as possibilidades de elaboração de projetos arquivísticos futuros, reafirmando a parceria entre as instituições.
Dessa forma, na busca de contribuir com a sociedade, o Curso de Arquivologia da FURG reafirma o seu papel de agente transformador, mantendo um diálogo com instituições arquivísticas e permitindo construir espaços de aprendizagem e estreitando laços de amizade, que fortalecem ainda mais a classe profissional de arquivistas.

caxias1

caxias2

caxias3

caxias4

caxias5