ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

As Atividades Complementares integram o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquivologia, em obediência às normas legais pertinentes e têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, permitindo ao educando:
- complementar sua formação profissional e social, ampliar seus horizontes de conhecimento e experiências práticas, para além dos limites tradicionais da sala de aula, em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- estimular o relacionamento entre grupos e a convivência com as diferenças sócios-econômicas e culturais, em especial no contexto regional em que se insere a FURG;
- propiciar vivências pedagógicas inter e transdisciplinares, articuladas com as disciplinas incluídas no currículo;
- estimular práticas de estudo independentes, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do educando;
- encorajar a descoberta de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referem às experiências profissionalizantes julgadas relevantes para a formação do arquivista;
- fortalecer a articulação entre teoria e prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva.

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ESTÁGIOS CURRICULARES:

Os Estágios Curriculares são mecanismos de interação do acadêmico com o mundo do trabalho em sua área e se desenvolverão em conformidade com a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre o estágio acadêmico.
Consistem em atividades profissionais obrigatórias desempenhadas pelo acadêmico, que tenham estreita correlação com sua formação específica, sendo requisito indispensável à graduação.
Os Estágios Curriculares devem estar organicamente vinculados às demais disciplinas do curso, tendo como finalidade permitir ao acadêmico a vivência prática dos conteúdos de formação geral, de fundamentação teórico-metodológica e de formação específica.
São desenvolvidas a partir do 4º período do curso e dividem-se em dois grupos:
- Prática Arquivística I, II e III;
- Estágio Supervisionado I e II.

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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório, sendo atividade de pesquisa de caráter didático-pedagógica, compreendendo atividades desenvolvidas nos dois últimos períodos do Curso, indispensáveis ao recebimento do grau de Bacharel em Arquivologia.
O objetivo do TCC é articular os fundamentos teóricos e metodológicos da Arquivologia, oportunizando que os acadêmicos exercitem a prática da pesquisa através da investigação de problemas inseridos no campo de interesse da área, através de sua expressão escrita e oral, mediante o aprofundamento temático, a capacidade de interpretação crítica da Arquivologia, bem como capacidade de comunicação expositiva.

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