SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

DELIBERAÇÃO Nº 014/2008

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 16 DE MAIO DE 2008

Dispõe sobre a criação do curso de Graduação em Arquivologia - Bacharelado e seu PPP

O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 16 de maio de 2008, Ata 46,

D E L I B E R A :

Art. 1º Aprovar a proposta de criação do curso de Bacharelado em Arquivologia e seu Projeto Político Pedagógico – PPP, conforme anexo.

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA - BACHARELADO

Justificativa da criação do curso:

A Arquivologia, juntamente com a Biblioteconomia e a Museologia, integra a área do conhecimento denominada como

Ciência da Informação, na classificação adotada pelo CNPq/CAPES. Especificamente, a Arquivologia é concebida como

a ciência social aplicada que se ocupa do estudo das funções dos arquivos e dos princípios e técnicas a serem observados

na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos documentos de arquivo.

A área de Biblioteconomia e, num segundo momento, o Departamento de Biblioteconomia e História, decidiram propor a

criação do curso de graduação em Arquivologia com a finalidade de consolidar a área de Ciência da Informação na FURG.

Avaliamos que o programa REUNI enseja esta oportunidade, convergindo com as aspirações do corpo docente do Departamento.

Salientamos que os educandos do curso de Biblioteconomia convocaram uma assembléia, da qual participamos, para discutir

a proposta. Também levamos em consideração aspectos relacionados ao mercado de trabalho e às ofertas de cursos já disponíveis,

em especial nas IFES sediadas no Estado. Por esta razão, em particular, abrimos mão de propor, neste momento, a criação do

curso de graduação em Museologia, ainda que reconheçamos a existência desta aspiração por uma parcela dos docentes, discentes

e de segmentos da comunidade. Registre-se que, quando esta possibilidade foi examinada pelo Colegiado do Departamento,

em 9 de maio de 2006, a UFPel, nossa co-irmã, não apenas já criara o mencionado curso, como já havia, inclusive, publicado

edital de vestibular para ingresso da primeira turma. Mesmo assim, retomamos discussões com interlocutores internos, em especial,

com os dirigentes do Museu Oceanográfico (e do Complexo de Museus da FURG) e NUME, sendo que recolhemos uma avaliação

contrária à inclusão do curso de Museologia na proposta atual que a Universidade vinha construindo para o REUNI. Seria temerário

propor tal curso sem contarmos com o efetivo engajamento de nosso próprio Complexo de Museus.

O curso de Arquivologia foi concebido com duas ênfases: Arquivos Históricos e Arquivos Empresariais, contemplando as duas

vocações do município do Rio Grande e da própria profissão arquivística em qualquer contexto. Propomos que funcione no turno

da noite, com aulas de segunda a sexta-feira, com 40 vagas e ingresso nos semestres pares (em agosto).

Em razão das competências e habilidades exigidas pelo perfil do profissional que se pretende formar, é necessário que a estrutura

curricular e a prática pedagógica sejam concebidas em função dos objetivos a realizar. O curso de Arquivologia da FURG tem por

princípio formar bacharéis em Arquivologia com uma visão crítica da sociedade, capacitando-os para a gestão da informação cultural,

científica e tecnológica, registrada em múltiplos suportes, conscientes do compromisso ético da profissão com o primado do livre

acesso aos registros do conhecimento.

Objetivos do curso:

Para uma melhor compreensão, o objetivo geral foi detalhado em objetivos específicos.

Objetivos Específicos:

O curso de Arquivologia deverá capacitar os educandos para:

- Compreender as manifestações do espírito humano, sua materialização em conhecimento e transmutação em informação registrada,

passível de coleta, processamento e difusão;

- Processar a informação registrada em quaisquer tipos de suportes;

- Aplicar conhecimentos teóricos e práticos de gestão no planejamento e funcionamento de unidades de informação;

- Gerenciar e executar atividades de seleção, análise, processamento e difusão da informação;

Conceber e executar pesquisas que focalizem todas as etapas do ciclo de coleta, processamento, difusão e uso da informação ;

- Dominar as tecnologias de informação para uso em unidades e serviços de informação;

- Gerenciar a implantação de programas de informatização em unidades de informação,

- Atuar como estimuladores e orientadores no uso de recursos informacionais, através de ações e programas de educação de usuários.

Perfil desejável do ingressante:

O mercado de trabalho do arquivista é amplo e diversificado, abrangendo os segmentos público e privado. Sua dimensão é diretamente

determinada pelo nível de desenvolvimento sócio-econômico do país ou região, haja vista que todos os órgãos públicos, instituições,

empresas e outras entidades produzem e recebem documentos de arquivo, independente do tipo de suporte utilizado. Nesse

contexto, a presença atuante de um arquivista é indispensável, pois é ele o profissional capacitado para processar, armazenar e

disponibilizar o acesso à informação contida nos documentos de arquivo, evitando que se transformem em massas documentais

disformes, sem tratamento e de difícil recuperação da informação.

Objetivamente, o que faz o arquivista? Ele estuda as técnicas de organização, conservação e atualização de arquivos de documentos

em papel, fotografias, filmes, microfilmes, suportes digitais e óticos, de forma sistemática. Por conseguinte, seu campo de trabalho abrange:

a) Gestão de documentos: assim compreendida a administração de arquivos de instituições e empresas, avaliação de material,

incluindo sugestões para mudanças na redação de textos. Pode também decidir sobre o arquivamento ou eliminação de documentos

(com base no que dispõe a legislação), atuando em conjunto com os setores administrativo, jurídico ou histórico das instituições.

b) Racionalização de documentos: refere-se à classificação e ordenação de documentos, relacionando-os em guias, catálogos ou

índices de consulta.

c) Conservação e restauração: realizada mediante a recuperação de documentos danificados, utilizando técnicas especiais.

d) Difusão educativa e cultural de arquivos: promovendo a orientação a estudantes, pesquisadores e público em geral na consulta

de documentos históricos em arquivos, museus e bibliotecas.

O exercício da profissão de Arquivista é disciplinado pela Lei n° 6546, de 04/07/1978 e pelo Decreto n° 82590, de 06/11/1978.

Para exercer a profissão, o Arquivista, além da graduação em Arquivologia, deve registrar-se no Ministério do Trabalho, mediante a

apresentação de diploma emitido por curso reconhecido pelo Ministério de Educação. Os cursos de Arquivologia devem ter a duração

de quatro anos, incluindo um estágio supervisionado obrigatório, com carga horária correspondente a, no mínimo, 10% do total de

horas do curso. Concluído o curso, o graduando receberá o diploma de Bacharel em Arquivologia.

As diretrizes curriculares para os cursos de Arquivologia, baixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), permitem que cada

instituição organize o curso que oferece com a explicitação de ênfases. Durante as discussões travadas com os protagonistas

interessados na criação do curso a ser criado pela FURG, a possibilidade de adoção de ênfases foi cogitada, porém, após a manifestação

das consultoras convidadas (pertencentes ao quadro de professores do curso de Arquivologia da UFRGS), prevaleceu a idéia de que

caberá ao educando esta escolha.

Para torná-la factível, o currículo foi estruturado com um conjunto de disciplinas optativas, somando um quantitativo de créditos

suficiente para caracterizar efetivamente a possibilidade de escolha da ênfase de preferência do educando. Assim, as duas ênfases

inicialmente pensadas, Arquivos Históricos e Arquivos Empresariais, estão, de fato, ao alcance dos estudantes. Os Arquivistas

formados pela FURG, vislumbrando a realidade da região em que está inserida a Universidade, estarão aptos a contribuir com seu

trabalho para o desenvolvimento cultural e econômico regional – convergindo, assim, com o momento de profundas transformações

vivenciadas por Rio Grande e a metade sul do Estado, em especial.

Competências e habilidades:

Dentre as competências e habilidades dos graduados em Arquivologia enumeram-se as de caráter geral e comum, típicas desse nível

de formação, e aquelas de caráter específico.

a) Competência de caráter geral:

  • identificar as fronteiras que demarcam o respectivo campo de conhecimento;
  • gerar produtos a partir dos conhecimentos adquiridos e divulgá-los;
  • formular e executar políticas institucionais;
  • elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos;
  • desenvolver e utilizar novas tecnologias;
  • traduzir as necessidades de indivíduos, grupos e comunidades nas respectivas áreas de atuação;
  • desenvolver atividades profissionais autônomas, de modo a orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e emitir laudos
  • técnicos e pareceres;
  • responder a demandas de informação produzidas pelas transformações que caracterizam o mundo contemporâneo.

b) Competências de caráter específico:

  • compreender o estatuto probatório dos documentos de arquivo;
  • identificar o contexto de produção de documentos no âmbito de instituições públicas e privadas;
  • planejar e elaborar instrumentos de gestão de documentos de arquivo que permitam sua organização, avaliação e utilização;
  • realizar operações de arranjo, descrição e difusão.

Proposta Pedagógica do curso:

A articulação deste Projeto Político-Pedagógico com o Projeto-Político Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento Institucional da

Universidade a Comissão de Criação do Curso de Arquivologia elaborou este Projeto Político-Pedagógico, doravante, denominado

PPPC, em consonância com os princípios do Projeto Político-Pedagógico da própria FURG (doravante, PPP) com as diretrizes do

Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) e as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional

da FURG (PDI). Foram inúmeras as dificuldades enfrentadas, devido à complexidade da própria tarefa e à necessidade de articular

os esforços de várias unidades – cada qual com suas próprias prioridades. Ademais, a exigüidade de prazos tolheu a necessária discussão

com os vários protagonistas, frustrando os possíveis aportes que daí resultariam. A Comissão tem a expectativa de que este diálogo possa

ser ampliado no âmbito do COEPE e estendido para além de sua manifestação, haja vista que um PPPC será sempre um documento em

construção.

Admitidas as limitações, os referenciais foram examinados e a pré-proposta de criação do curso foi discutida, primeiramente, entre

os professores da área de Biblioteconomia do Departamento de Biblioteconomia e História (DBH). Logo após, discutimos a pré-proposta

com os estudantes deste mesmo curso e, por fim, com os membros do Colegiado do mencionado Departamento. Além dessas

interlocuções, o esboço da proposta foi apresentado nas reuniões promovidas pela Administração Superior. Externamente, a Comissão

dialogou com a equipe técnica do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e com a Associação dos Arquivistas do Rio Grande

do Sul. Finalizando, a Comissão contou com o inestimável apoio pedagógico das professoras Ana Regina Berwanger e Daniele Erthal,

do curso de Arquivologia, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O curso de Arquivologia assume claramente o compromisso da FURG com o ecossistema costeiro. Mesmo inscrito num domínio

disciplinar aplicado, sobressai o fato de que a Arquivologia lida com a memória das atividades humanas, em especial a memória vinculada

às coletivas, realizadas por entidades públicas e privadas no cumprimento de suas funções. Disso decorre a estreita vinculação do curso

com as ações passadas, presentes e futuras do homem no contexto do ecossistema costeiro, como se depreende da seguinte passagem

do PPP da FURG. Mais adiante, os princípios assumidos pelo curso de Arquivologia, quando enunciados, explicitarão de forma clara sua

articulação com o PPP da FURG.

A seguir, destacam-se os pontos de articulação deste PPPC com o PDI da FURG. Em primeiro lugar, por tratar-se de um curso novo,

criado no âmbito do programa REUNI, do Governo Federal, a articulação mencionada ocorre com as estratégias 2 e 3, do objetivo

n° 2, vinculado ao ensino de graduação:

2. Identificar as necessidades para oferecimento de novos cursos e/ou adequação dos já existentes.

3. Criar as condições necessárias para a implantação de novos cursos de graduação, em particular os adequados às necessidades da

região, que atendam às demandas da sociedade.

Em segundo lugar, mesmo sendo um curso novo, este PPPC cuidou de incluir entre seus fundamentos e diretrizes as seguintes

estratégias, vinculadas ao primeiro objetivo do ensino de graduação, tal como enunciado no PPP institucional:

1. Concluir e implementar os Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de graduação.

2. Dar continuidade ao processo de implementação das diretrizes curriculares, articulando-as aos Projetos Político-Pedagógicos dos

cursos e da Instituição, contemplando a realidade e as necessidades regionais.

5. Propiciar a infra-estrutura adequada ao bom funcionamento dos cursos.

6. Desenvolver, apoiar e utilizar novas tecnologias didático-pedagógicas.

13. Desenvolver ações didático-pedagógicas que promovam a integração de diferentes áreas do conhecimento.

No que diz respeito à infra-estrutura, este PPPC, em consonância com o segundo objetivo vinculado a esta questão no PPP

institucional, soma-se ao esforço visando à qualificação da infra-estrutura dos laboratórios, em especial no que diz respeito ao

uso compartilhado, com os cursos de Biblioteconomia, História e Arqueologia, das instalações e equipamentos.

Princípios norteadores deste Projeto Político-pedagógico:

Sendo parte da FURG e tendo sido concebido no âmbito de um processo de expansão e de mudança qualitativa da estrutura

acadêmica e organizacional da Universidade, o curso de Arquivologia aqui proposto assume os mesmos princípios basilares do PPP

geral da FURG, incluindo os ajustes apropriados ao domínio disciplinar em que se inscreve como uma ciência social aplicada.

Na concepção deste PPP, a Comissão incumbida de coordenar as discussões de sua formulação, procurou explicitar o mais claramente possível

sua articulação missão institucional que é a razão de ser da Universidade. A intenção imbricada neste PPP inclui a formação de recursos humanos

especializados em gestão arquivística, igualmente aptos a apoiar atividades de pesquisa histórica a desenvolver ações culturais com os múltiplos

protagonistas (pessoas, segmentos sociais e instituições) que interagem com a Universidade. A principal justificativa que sustenta o princípio

da intencionalidade é a transparência que propicia aos protagonistas, especialmente aos futuros estudantes, a quem se explicita claramente

qual é o referencial, a visão de mundo em que se assenta o curso, explicitado pelo conjunto de disciplinas e demais dispositivos e procedimentos

que regulam a organização das práticas educativas adotadas.

Funcionamento do curso: infra-estrutura local, turno, período de ingresso e quantitativo de vagas/ano:

As atividades didático-pedagógicas do curso de Arquivologia serão desenvolvidas no Campus Carreiros. As aulas das disciplinas

obrigatórias e optativas, incluídas do Quadro de Seqüência Lógica (QSL) serão ministradas no turno da noite. Devido à acentuada

interdisciplinaridade do curso, ressalta-se que algumas atividades poderão ser oferecidas nos turnos da manhã e tarde: estágios,

atividades complementares, algumas disciplinas optativas, eventos etc. No caso das disciplinas optativas, haverá garantia de oferta,

no turno da noite, do mínimo em créditos exigido, distribuídos nos oito períodos de duração regular do curso.

Serão oferecidas 40 vagas por ano e o ingresso será no segundo semestre do ano. Na primeira edição, o processo seletivo será

específico, no mês de julho de 2008. Nas edições subseqüentes, o curso integrará o processo seletivo geral da Universidade,

permanecendo o ingresso dos candidatos selecionados no segundo semestre do ano correspondente ao processo seletivo em

que tenham obtido aprovação.

Infra-estrutura:

· 4 salas de aula, com capacidade para 40 estudantes cada uma;

· 2 salas de aula, com capacidade para 20 estudantes cada uma (ênfases);

· 1 auditório, com capacidade para 100 pessoas (uso eventual);

· 1 auditório, com capacidade para 160 pessoas (uso eventual);

· 2 salas de permanência para professores, com capacidade para acomodar 6 professores;

· 1 sala de reuniões de área, com capacidade para 6 pessoas (uso eventual);

· 1 arquivo (AR-Sul – Arquivo Regional da Região Sul do Estado), reunindo fundos arquivísticos da própria Universidade

e de instituições públicas e privadas da Região Sul do Estado (em processo de constituição), com capacidade para 40

usuários (aulas práticas e estágios);

· 1 biblioteca (NID Carreiros), com capacidade para 120 estudantes e com 6 salas de estudos individuais (uso eventual);

· 1 laboratório de informática (LTI – Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária). com capacidade para 40 usuários

(para aulas práticas e uso individual eventual);

· 1 centro de documentação histórica (CDH), em funcionamento, com capacidade para atendimento agendado de grupos de até 10 usuários.

Organização curricular:

O curso de Arquivologia da FURG foi organizado pelo regime de matrícula por disciplina, de formação geral e de formação profissional,

que podem ser obrigatórias ou optativas. Os estágios foram divididos em dois blocos: a) práticas arquivísticas, de caráter coletivo, e estágios

curriculares, de caráter individual. O trabalho de conclusão de curso e as atividades complementares completam a estrutura do curso.

Cada um desses componentes curriculares é descrito em seções próprias, neste documento. O QSL foi desdobrado em dois blocos, para

melhor visualização das disciplinas obrigatórias e optativas. Devido a seu formato gráfico, foi incluído no Anexo 4. A distribuição das disciplinas

no QSL, embora não implique necessariamente em pré-requisitos, expressa o entendimento de que a futura COMCUR de Arquivologia

deva aconselhar os estudantes a observá-la.

Créditos e carga horária:

Disciplinas obrigatórias: 1590 h – 106 cr.

Disciplinas optativas (mín.): 450 h – 30 cr.

Estágios: ............................. 240 h – 16 cr.

TCC: ................................... 120 h – 8 cr.

Total: ............................... 2400 h – 160 cr.

Ativ. complementares (máx.) ....240 h

Tempo de formação e carga horária:

Tempo mínimo: 8 semestres

Carga horária semanal máxima: 25 h/a

Tempo padrão: 8 semestres

Tempo máximo: 14 semestres

a) Incluir no QSL as disciplinas obrigatória e optativas, listadas a seguir, criando as novas :

Disciplina: Fundamentos de Arquivologia Lotação: DBH (1)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Conceituação, importância, objeto do arquivo. Evolução histórica dos arquivos. Relação com outras

ciências. Classificação dos arquivos. O profissional arquivista. Bibliografia arquivística. Terminologia e legislação arquivística.

Disciplina: Administração aplicada à Arquivologia Lotação: DCEAC (2)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 1° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Conceitos básicos de Administração. Evolução do pensamento administrativo. Gerenciamento de arquivos.

Disciplina: Comunicação Científica Lotação: DBH (3)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Ciência e comunicação científica. Primórdios da comunicação científica. O papel do Estado, das

sociedades científicas, da universidade e dos institutos privados no processo de institucionalização da comunicação

científica. Visão sistêmica da comunicação científica. Impactos da tecnologia sobre a comunicação científica. Valores éticos

da comunicação científica.

Disciplina: Introdução à História Lotação: DBH (4)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo introdutório a questões como a conceituação do termo História, a objetividade e a subjetividade

na História, pressupostos teórico-metodológicos da ciência histórica, as fontes históricas, a pesquisa em História, o

papel social do historiador, a História e a análise documental e noções básicas de historiografia.

Disciplina: Noções de Direito para Arquivologia Lotação: DCJ (5)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: O Direito. Noções gerais de Direito Público. Noções gerais de Direito Privado. Direito Constitucional. Direito

Administrativo. Direito Processual.

Disciplina: Produção Textual Lotação: DLA (6)

Código: 06347 Duração: anual Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 1° e 2° períodos CH Total: 60 CH Semanal: 2 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Introdução à Lógica Lotação: DECC (7)

Código: 09588 Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Gestão Arquivística Lotação: DBH (8)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Arquivos Correntes. Arquivos Intermediários. Produção Documental. Protocolo. Ciclo de vida dos documentos.

Sistemas de classificação, ordenação. Estruturas de Arquivos. Trâmite dos Documentos. Instrumentos de Controle.

Equipamentos e mobiliário.

Disciplina: Paleografia Lotação: DBH (9)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Fundamentos da Paleografia. Evolução da escrita. Leitura e transcrição paleográfica de documentos.

Disciplina:Noções de Direito Notarial Lotação: DCJ (10)

Código: 08239 Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Noções de Direito Notarial. Os documentos notariais como elementos de prova. Tipos de cartórios e

formas de organização. Serviços judiciais e extra-judiciais. O Direito Notarial e o exercício da cidadania.

Disciplina: Planejamento e Organização de Arquivos Lotação: DBH (11)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 2° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Aspectos teóricos e evolução das representações descritiva, temática, funcional e estrutural. Conteúdo bibliográfico.

Tipologia de registros. Leitura técnica.

Disciplina: Estatística Descritiva Lotação: DMAT (12)

Código: 01062 Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: História política e administrativa do Brasil Lotação: DBH (13)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo da formação político-administrativa brasileira desde os primórdios coloniais, passando pelo

Estado Nacional Monárquico, pela transição à República, as transformações pós-30, pelos modelos ditatoriais e

pelas aberturas democráticas, culminando com a Nova República até os dias atuais, com ênfase às questões da

esfera pública X a privada e a centralização e a descentralização como fundamentos inerentes à construção administrativa e política do país.

Disciplina: Produção de Documentos Eletrônicos Lotação: DBH (14)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Produção, armazenamento, conservação e disseminação de documentos eletrônicos. Ética e privacidade de dados.

Disciplina: Arquivos Especiais Lotação: DBH (15)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 3° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Produção de Documentos Especiais. Tipos de suporte. Tipos de Arquivamento Acondicionamento e

manuseio. Preservação e Conservação de Suportes Especiais. Durabilidade de Suportes.

Disciplina: Diplomática Lotação: DBH (16)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Origem, características e metodologia da Diplomática para especificação dos documentos diplomáticos.

Elementos externos e internos dos documentos: estrutura e substância. Análise diplomática. Tradição

documental: estudo das normas do documento e estágios de transmissão. Espécie e tipo documental.

Tipologia documental enquanto aplicação arquivística da Diplomática.

Disciplina: Organização e Métodos Lotação: DCEAC (17)

Código: 07143 Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 3° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Análise e Seleção de Documentos de Arquivos Lotação: DBH (18)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 3° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Conceituação, importância, objetivos e finalidades da avaliação e seleção de documentos como metodologia arquivística.

Disciplina: Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos Lotação: DBH (19)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: História e estrutura do papel. Agentes de degradação: identificação e controle. Técnicas de conservação

preventiva: higienização, condições ambientais de guarda e acondicionamento. A conservação de outros suportes

de informação. Reformatação. Emergências.

Disciplina: Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos Lotação: DBH (20)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Bancos de dados: definições, aplicações e tipos. Protocolo informatizado: conceito, modelos e aplicações.

Sistemas de arquivos distribuídos. Estudos de casos.

Disciplina: Arquivos Especializados Lotação: DBH (21)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Áreas do conhecimento que produzem documentos especializados.Tipos de Instituições. Características. Conceitos.

Disciplina: Introdução às técnicas de fotografia Lotação: DLA (22)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 4° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Introdução à história da fotografia. Primeiras técnicas de gravação da imagem. Evolução dos processos

fotográficos. Análise histórico-crítica das imagens fotográficas. Teoria, técnicas e procedimentos básicos para a

preservação e conservação de documentos fotográficos.

Disciplina: Relações Humanas no Trabalho Lotação: DECC (23)

Código: 09265 Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 4° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Relações Públicas aplicada à Arquivologia Lotação: DBH (24)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 4° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estrutura e funcionamento da atividade de relações públicas. Assessoria, pesquisa, planejamento,

execução e avaliação de relações públicas em arquivos públicos e privados.

Disciplina: Arranjo em Arquivos Permanentes Lotação: DBH (25)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 4° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Noções fundamentais de arranjo. Teoria dos fundos. Princípios de proveniência e respeito aos fundos.

Disciplina: Prática Arquivística I Lotação: DBH (26)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 4° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Aplicação prática de conhecimentos teórico-metodológicos trabalhados nas disciplinas oferecidas

até o 3° período, com enfoque na estrutura e produção de documentos.

Disciplina: Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Arquivísticos Lotação: DBH (27)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 5° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Desenvolvimento e manutenção de bancos de dados. Gestão de documentos e funções

arquivísticas. Gestão de conteúdo. Políticas de preservação digital. Desenvolvimento de aplicativos para o

gerenciamento de bancos de dados arquivísticos. Critérios para escolha de softwares apropriados. Estudos de casos.

Disciplina: Ética Profissional Lotação: DBH (28)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 5° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Aspectos teóricos e práticos de Deontologia aplicados às atividades profissionais no âmbito da Arquivologia.

Disciplina: Descrição Arquivística Lotação: DBH (29)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 5° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Normalização do processo de descrição arquivística. Instrumentos de pesquisa arquivísticos: guia, inventário,

catálogo, repertório, edição de fontes primárias e índice.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação I Lotação: DBH (30)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Ciência e conhecimento científico: definições e diferenças. Classificação das ciências. Pesquisa

científica: tipos e fases. Método científico e técnicas de pesquisa. Metodologia do trabalho científico.

Pesquisa científica em Ciência da Informação. Planejamento da pesquisa em Ciência da Informação: projeto de pesquisa.

Disciplina: Política e Legislação em Arquivos Lotação: DBH (31)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Conceitos sobre instituições públicas e privadas. Instituições públicas de arquivos: Conarq, Arquivo

Nacional, arquivos estaduais e arquivos municipais. Políticas nacionais de arquivos públicos e privados.

Sistemas de arquivos. Associações de arquivos, nacional e regionais. Associações e instituições de arquivos

internacionais. Legislação arquivística.

Disciplina: Prática Arquivística II Lotação: DBH (32)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 5° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Prática com enfoque na formação e estrutura de arquivos: centrais, setoriais, correntes, intermediários

e permanentes. Gestão de arquivos

Disciplina: Projetos e Sistemas de Arquivos Lotação: DBH (33)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estrutura do projeto de sistema de arquivos: levantamento de dados, análise e diagnóstico.

Proposta e elaboração do projeto. Implantação e acompanhamento, avaliação.

Disciplina: Estudos de Uso e Usuários da Informação Lotação: DBH (34)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Informação, conhecimento e ambiente informacional. Necessidades de informação diferenciadas de

acordo com os públicos. Métodos e técnicas de estudos de uso e de usuários da informação.

Disciplina: Reprografia e Microfilmagem Lotação: DBH (35)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Informática: princípios, conceitos e terminologia. Informática documentária: produtos e serviços.

O tratamento informatizado da palavra e do texto. Processos reprográficos utilizados na administração

das organizações. Tecnologias para a geração de micro-imagens documentais. Reprografia e direitos autorais.

Disciplina: Prática Arquivística III Lotação: DBH (36)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 6° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Documentos permanentes. Enfoque na destinação final dos documentos.

Disciplina: Estágio Supervisionado I Lotação: DBH (37)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 7° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Elaboração do projeto que balizará a realização do estágio em um arquivo público ou privado.

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I Lotação: DBH (38)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 7° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Elaboração do projeto de pesquisa para o TCC.

Disciplina: Estágio Supervisionado II Lotação: DBH (39)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória

Localização no QSL: 8° período CH Total: 210 CH Semanal: 14 Créditos: 14 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Execução do projeto apresentado na disciplina Estágio Supervisionado I. Elaboração e apresentação

do respectivo relatório de atividades desenvolvidas.

Disciplina: Noções de Contabilidade Lotação: DCEAC (A)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 2° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Conceitos básicos e escopo da Contabilidade. Tipos de documentos contábeis.

Disciplina: História Ibérica Lotação: DBH (B)

Código: 10174 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: História do Rio Grande do Sul Lotação: DBH (C)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Análise da formação histórica do Rio Grande do Sul, estabelecendo uma aproximação preliminar

dos conhecimentos de história colonial, imperial e republicana.

Disciplina: Inglês Instrumental - Leitura Lotação: DLA (D)

Código: 06387 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Língua Espanhola Instrumental I Lotação: DLA (E)

Código: 06183 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Língua Francesa Instrumental I Lotação: DLA (F)

Código: 06070 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: História do Município de Rio Grande Lotação: DBH (G)

Código: 10176 Duração: semestral Caráter: optativa

Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Inglês Instrumental – Expressão Oral Lotação: DLA (H)

Código: 06388 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Língua Espanhola Instrumental II Lotação: DLA (I)

Código: 06184 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Língua Francesa Instrumental II Lotação: DLA (J)

Código: 06071 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Brasil Contemporâneo: Sociedade, Cultura, Economia e Política Lotação: DBH (K)

Código: 10195 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Fundamentos de Antropologia Lotação: DBH (L)

Código: 10186 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Cultura Brasileira e Identidade Nacional Lotação: DBH (M)

Código: 10177 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Introdução à Sociologia Lotação: DECC (N)

Código: 09589 Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Disciplina: Marketing em Sistemas de Informação Lotação: DBH (O)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 7° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Evolução dos princípios do marketing. Conceito e importância do marketing. Conceito de produto,

bem e serviço na era da informação. Diagnóstico e Avaliação. Planejamento, implementação e avaliação de

programas de marketing em sistemas de informação.

Disciplina: Mostras e Exposições Lotação: DBH (P)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Fundamentos básico de cultura itinerante. Promover conhecimento acerca do valor cultural de bens

móveis e imóveis. Conceito de arte, estética, obra de arte. O processo criativo e o fazer artístico. Experiência

e percepção com Arte, História, Política e Filosofia da Arte.

 

Disciplina: Memória e Cultura Lotação: DBH (Q)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Embasamento teórico. Conceitos básicos de cultura, bens culturais, patrimônio material e imaterial.

Princípios que fundamentam a metodologia da Educação Patrimonial. Identificar e evidenciar as principais

fontes de informação sobre o momento histórico e a sociedade que o criou e utilizou.

Disciplina: Tópicos Especiais em Arquivologia I Lotação: DBH (R)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 6° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Conteúdo variável de caráter articulador, na perspectiva da relação teoria-prática, abrangendo

temas emergentes, relacionados aos arquivos históricos, propostos por professores ou educandos.

Disciplina: Segurança de Dados Arquivísticos Lotação: DBH (S)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Meios de controle, perspectivas de segurança e postura ética quanto ao sigilo de informações arquivísticas.

Disciplina: Educação Patrimonial Lotação: DBH (T)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Embasamento teórico. Conceitos básicos de cultura, bens culturais, patrimônio material e imaterial.

Princípios que fundamentam a metodologia da Educação Patrimonial. Identificar e evidenciar as principais fontes

de informação sobre o momento histórico e a sociedade que o criou e utilizou. Desenvolver oficinas de educação patrimonial.

Disciplina: Empreendedorismo e Ciência da Informação Lotação: DBH (U)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 7° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I

Ementa: Fundamentos e conceitos de empreendedorismo . Fundamentos e Conceitos de Ciência da

Informação. Conceitos de Inovação. Empreendedor e empreendedorismo.. Características do

empreendedor: necessidades, conhecimentos, habilidades e valores. Desenvolvimento da capacidade

empreendedora, com ênfase na prestação de serviços de informação.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação II Lotação: DBH (V)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Ciência e conhecimento científico: definições e diferenças. Classificação das ciências. Pesquisa científica:

tipos e fases. Método científico e técnicas de pesquisa. Metodologia do trabalho científico. Pesquisa científica em

Ciência da Informação. Planejamento da pesquisa em Ciência da Informação: projeto de pesquisa. Ciência da

Informação no mundo e no Brasil

Disciplina: Ação Cultural Lotação: DBH (W)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 7° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Conceitos e dinâmica da ação cultural. Características do setor cultural. Ação cultural em centros de informação.

Agentes e Mediadores culturais. Culturas pós-modernas e ação cultural. Temas contemporâneos em ação cultural.

Disciplina: Tópicos Especiais em Arquivologia II Lotação: DBH (X)

Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa

Localização no QSL: 7° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II

Ementa: Conteúdo variável de caráter articulador, na perspectiva da relação teoria-prática, abrangendo temas emergentes,

relacionados aos arquivos empresariais, propostos por professores e educandos.

b) Plano de implantação das disciplinas do curso:

Disciplina obrigatórias:

Disciplina obrigatórias

Oferta a partir de:

Fundamentos de Arquivologia (1)

2° semestre de 2008

Administração aplicada à Arquivologia (2)

2° semestre de 2008

Comunicação Científica (3)

2° semestre de 2008

Introdução à História I (4)

2° semestre de 2008

Noções de Direito para Arquivologia (5)

2° semestre de 2008

Produção Textual (6)

2° semestre de 2008

Introdução à Lógica (7)

2° semestre de 2008

Gestão Arquivística (8)

1° semestre de 2009

Paleografia (9)

1° semestre de 2009

Direito Notarial (10)

1° semestre de 2009

Planejamento e Organização de Arquivos (11)

1° semestre de 2009

Estatística Descritiva I (12)

1° semestre de 2009

História Administrativa do Brasil (13)

1° semestre de 2009

Produção de Documentos Eletrônicos (14)

2° semestre de 2009

Arquivos Especiais (15)

2° semestre de 2009

Diplomática (16)

2° semestre de 2009

Noções de O & M (17)

2° semestre de 2009

Análise e Seleção de Documentos de Arquivos (18)

2° semestre de 2009

Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos (19)

2° semestre de 2009

Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos (20)

1° semestre de 2010

Arquivos Especializados (21)

1° semestre de 2010

Introdução às técnicas de fotografia (22)

1° semestre de 2010

Psicologia das Relações Humanas (23)

1° semestre de 2010

Relações Públicas aplicada à Arquivologia (24)

1° semestre de 2010

Arranjo em Arquivos Permanentes (25)

1° semestre de 2010

Prática Arquivística I (26)

1° semestre de 2010

Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Arquivísticos (27)

2° semestre de 2010

Ética Profissional (28)

2° semestre de 2010

Descrição Arquivística (29)

2° semestre de 2010

Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação I (30)

2° semestre de 2010

Política e Legislação em Arquivos (31)

2° semestre de 2010

Prática Arquivística II (32)

2° semestre de 2010

Projetos e Sistemas de Arquivos (33)

1° semestre de 2011

Estudos de Uso e Usuários da Informação (34)

1° semestre de 2011

Reprografia e Microfilmagem (35)

1° semestre de 2011

Prática Arquivística III (36)

1° semestre de 2011

Estágio Supervisionado I (37)

2° semestre de 2011

Trabalho de Conclusão de Curso I (38)

2° semestre de 2011

Estágio Supervisionado II (39)

1° semestre de 2012

Trabalho de Conclusão de Curso II (40)

1° semestre de 2012

Disciplina optativas:

Disciplina optativas

Sugestão de oferta a partir de:

Noções de Contabilidade (A)

1° semestre de 2009

História Ibérica (B)

1° semestre de 2009

História do Rio Grande do Sul (C)

2° semestre de 2009

Inglês Instrumental - Leitura (D)

2° semestre de 2009

Língua Espanhola Instrumental I (E)

2° semestre de 2009

Língua Francesa Instrumental I (F)

2° semestre de 2009

História do Município de Rio Grande (G)

1° semestre de 2010

Inglês Instrumental – Expressão Oral (H)

1° semestre de 2010

Língua Espanhola Instrumental II (I)

1° semestre de 2010

Língua Francesa Instrumental II (J)

1° semestre de 2010

Brasil Contemporâneo: Sociedade, Cultura, Economia e Política (K)

2° semestre de 2010

Fundamentos de Antropologia (L)

2° semestre de 2010

Cultura Brasileira e Identidade Nacional (M)

2° semestre de 2010

Introdução à Sociologia (N)

2° semestre de 2010

Marketing em Sistemas de Informação (O)

2° semestre de 2010

Mostras e Exposições (P)

1° semestre de 2011

Memória e Cultura (Q)

1° semestre de 2011

Tópicos Especiais em Arquivologia I (R)

1° semestre de 2011

Segurança de Dados Arquivísticos (S)

1° semestre de 2011

Educação Patrimonial (T)

1° semestre de 2011

Empreendedorismo e Ciência da Informação (U)

2° semestre de 2011

Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação II (V)

2° semestre de 2011

Ação Cultural (W)

2° semestre de 2011

Tópicos Especiais em Arquivologia II (X)

2° semestre de 2011

Estágios, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares, organização e avaliação:

a) Estágios:

Os estágios têm o caráter de disciplinas obrigatórias e dividem-se em dois blocos:

a) estágios parciais, de caráter coletivo, distribuídos em três disciplinas, denominadas “práticas arquivísticas”,

de 2 créditos e 30 horas de duração cada uma, oferecidas em três períodos sucessivos (4°, 5° e 6° períodos);

b) estágio curricular, de caráter individual, dividido em duas disciplinas, denominadas Estágio Curricular I, de

2 créditos e 30 horas de duração, oferecida no 7° período; e Estágio Curricular II, de 14 créditos e 210

horas de duração, oferecida no 8° período. Os estágios parciais e o estágio curricular foram concebidos

e organizados em consonância o que estabelece a Lei 6.494, de 7 de dezembro de 1977, Decreto 87.497,

de 18 de agosto de 1982, bem como às Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia. Internamente,

sua regulamentação é de competência da Comissão de Curso (COMCUR) de Arquivologia, observados os princípios

e diretrizes do PPP da FURG. Neste momento, de criação do curso, a Comissão de Criação do Curso de Arquivologia

incluiu, no Anexo I, uma proposta de regulamento, o qual, evidentemente poderá ser alterado pela COMCUR

definitiva, observados as disposições do Regimento Geral da Universidade e das deliberações dos conselhos

superiores aplicáveis ao caso.

b) Trabalhos de conclusão de curso:

O trabalho de conclusão de curso (TCC) cumpre uma exigência explícita das Diretrizes Curriculares para os

cursos de Arquivologia, visando proporcionar ao educando o exercício o mais plenamente possível de sua

competência intelectual, desenvolvida e aprimorada ao longo do curso. Com esta finalidade, o TCC foi

concebido e organizado em duas disciplinas obrigatórias – o TCC I, oferecida no 7° período, e o TCC II,

oferecida no 8° período. Com o desdobramento do TCC em duas disciplinas pretende-se adequar esta

atividade, na seqüência curricular, aos dois momentos cruciais de sua realização: 1) a elaboração do projeto;

e 2) a execução da pesquisa, elaboração do relatório e defesa do TCC.

De modo semelhante ao tratamento dado aos estágios e práticas profissionais, a regulamentação do TCC

observa os princípios e diretrizes do PPP da FURG, competência que é da alçada da COMCUR de Arquivologia.

Neste momento, de criação do curso, a Comissão de Criação do Curso de Arquivologia incluiu, no Anexo II,

uma proposta de regulamento, o qual, evidentemente poderá ser alterado pela Comissão de curso definitiva,

observados as disposições do Regimento Geral da Universidade e das deliberações dos conselhos superiores aplicáveis ao caso.

c) Atividades complementares:

As atividades complementares, previstas nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia, visam

ampliar as oportunidades de interação do educando com outros domínios disciplinares, ambientes institucionais e

realidades sócio-econômico-culturais, de modo a que ele próprio seja mais efetivamente sujeito de sua formação

profissional. Para isto, mediante proposta de sua iniciativa, nos termos de regulamentação de competência da

COMCUR de Arquivologia, o educando poderá participar de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão

extracurriculares. Tais atividades compreendem: participação em projetos e eventos, apresentação e publicação

de trabalhos, estágios voluntários etc.

As atividades complementares observam os princípios e diretrizes do PPP da FURG, sendo sua regulamentação

da alçada da COMCUR de Arquivologia. Neste momento, de criação do curso, a Comissão de Criação do Curso

de Arquivologia incluiu, no Anexo III, uma proposta de regulamento, o qual, evidentemente poderá ser alterado

pela COMCUR definitiva, observados as disposições do Regimento Geral da Universidade e das deliberações dos

conselhos superiores aplicáveis ao caso.