Abertas as inscrições para o evento comemorativo dos 10 anos do Curso de Arquivologia.
O formulário está disponível neste link.

 


 

Acesse aqui a programação do evento comemorativo dos 10 anos do Curso de Arquivologia.
Em breve serão divulgadas informações sobre as inscrições.

 


 

O curso de extensão "História do Pensamento Arquivístico" tem como objetivo compreender, de forma crítica e analítica, os principais aspectos das mais importantes correntes teóricas da arquivística, a partir do século XIX.
Durante três encontros, serão debatidas as conjunturas sócio-históricas que deram origem e promoveram o desenvolvimento das linhas de pensamento que compõem a arquivística em seus fazeres e saberes.
A atividade inicia-se com um módulo que remonta brevemente à história dos primeiros arquivos e das mais rudimentares técnicas arquivísticas até o contexto da Revolução Francesa e o posterior desenvolvimento da chamada "Arquivística Clássica" (1841-1940).
No módulo seguinte, são analisadas as mudanças que deram origem aos modelos de gestão documental, em período que abrange as décadas de 1950 a 1990. No terceiro e último módulo, são refletidas a arquivística na atualidade, as instituições representativas da área e seu desenvolvimento na América Latina e no Brasil.
A atividade é destinada a estudantes e docentes de Arquivologia, egressos, historiadores e profissionais com atuação em instituições arquivísticas e comunidade não-especializada.
O curso "História do Pensamento Arquivístico" é uma atividade do Programa de Aperfeiçoamento, Pesquisa e Estudos em Arquivos (PAPEArq), em parceria com o curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Esta é a terceira edição da atividade, a primeira na Metade Sul do Rio Grande do Sul.

O ministrante: Francisco Cougo Jr. é licenciado e mestre em História (FURG; UFRGS), especialista em Ética, Educação e Direitos Humanos e bacharel em Arquivologia (UFRGS). É também professor da Rede Pública Estadual de Ensino. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e coordenador substituto do Programa de Aperfeiçoamento, Pesquisa e Estudos em Arquivos (PAPEArq).

Realização: 30 de outubro a 01 de novembro de 2017
Horário: 19h
Local: Auditório do Centro de Ciências Computacionais (C3), Campus Carreiros, FURG.
Inscrições: https://goo.gl/CXzXjx

 


 

O curso de Arquivologia divulga aos seus alunos a programação do Ciclo de Oficinas para o 2º semestre de 2017.
A seguir segue o cronograma e os detalhes de cada evento:

_________________________________

MANUSEIO E ACONDICIONAMENTO DE DOCUMENTOS EM ARQUIVOS PERMANENTES
Ministrante: Profª. Luciana Souza de Brito
Programa: Possibilitar o intercâmbio de informações no que concerne ao desenvolvimento das atividades de manuseio e acondicionamento de documentos em arquivos permanentes, tendo em vista os referenciais arquivísticos de conservação de documentos.
Local: LARQ
Carga horária: 3h
Vagas: 10
Público alvo: Alunos regularmente matriculados no Curso de Arquivologia
Data: 24 de agosto
Horário: Das 19:00 às 22:00
Inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS
_________________________________

COMUNICAÇÃO E ATITUDE PESSOAL: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO
Ministrante: Arq. Elisângela Gorete Fantinel
Programa: Identificar e desenvolver, de forma colaborativa, competências e habilidades essenciais para uma boa comunicação, visando auxiliar no planejamento e realização de apresentações em público, ao longo de sua vida acadêmica e profissional.
Local: Sala 2201
Carga horária: 4h
Vagas: 12
Público alvo: Alunos regularmente matriculados no Curso de Arquivologia e no Curso de Especialização em Arquivos Permanentes
Data: 30 de agosto
Horário: Das 18:00 às 22:00
Inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS
_________________________________

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES DE NÚCLEO LINUX E SUAS POTENCIALIDADES PARA APLICAÇÕES ARQUIVÍSTICAS
Ministrantes: Prof. Dhion Carlos Hedlund e Prof. Mateus de Moura Rodrigues
Programa: A oficina visa apresentar os sistemas operacionais de núcleo Linux, partindo do entendimento do conceito de software livre e sua importância para a área de Preservação Digital, licenças e distribuições. De maneira prática, tem por objetivo exercitar o conhecimento específico em um sistema operacional Linux, suas principais funções, interface gráfica, arquivos e diretórios, instalação e desinstalação de programas, principais aplicativos, configurações gerais e as potencialidades em favor do fazer arquivístico.
Local: LTI
Carga horária: 4h
Vagas: 20
Público alvo: Alunos regularmente matriculados no Curso de Arquivologia que não tenham cursado a disciplina de "Capacitação em Tecnologia da Informação"
Material necessário: Uma pendrive vazia de, no mínimo 4Gb, apenas para os participantes que desejarem obter uma cópia do Sistema Operacional trabalhado
Data: 27 de setembro
Horário: Das 18:00 às 22:00
Inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS
_________________________________

ATOM: SOFTWARE DE DESCRIÇÃO, DIFUSÃO E ACESSO A ACERVOS ARQUIVÍSTICOS
Ministrantes: Prof. Dhion Carlos Hedlund e Arq. Elisângela Gorete Fantinel
Programa: A oficina busca capacitar alunos e profissionais que estejam vinculados a serviços arquivísticos, para a utilização do software AtoM (ICA-AtoM) enquanto uma ferramenta de descrição, difusão e acesso a acervos arquivísticos.
Local: LTArq
Carga horária: 4h
Vagas: 9
Público alvo: Comunidade arquivística em geral
Data: 02 de outubro
Horário: Das 18:00 às 22:00
Inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS
_________________________________

REDAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Ministrantes: Prof. Mateus de Moura Rodrigues e Bibl. Sabrina Simões Corrêa
Programa: Apresentar estratégias de busca por informações confiáveis em meio virtual. Demonstrar maneiras lógicas e práticas de leitura de textos para construção de revisões de bibliográficas. Apresentar a estruturação de trabalhos acadêmicos mediante uso de editores de texto para a automação da formatação textual.
Local: Sala 1102
Carga horária: 12h
Vagas: 20
Público alvo: Alunos regularmente matriculados no Curso de Arquivologia e no Curso de Especialização em Arquivos Permanentes
Material necessário: Notebook com Microsoft Word na versão 2010 ou superior
Data: 13, 20 e 27 de outubro
Horário: Das 18:00 às 22:00
Inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS
_________________________________

DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS
Ministrantes: Prof. Mateus de Moura Rodrigues e Arq. Elisângela Gorete Fantinel
Programa: Capacitar alunos, a partir de conceitos arquivísticos, quanto ao planejamento e aplicabilidade de projetos de digitalização de documentos, compreendendo-os como uma ferramenta que corrobora para a gestão, preservação e acesso aos acervos.
Local: LARQ
Carga horária: 4h
Vagas: 12
Público alvo: Alunos regularmente matriculados no Curso de Arquivologia e no Curso de Especialização em Arquivos Permanentes
Material necessário: Documentos textuais e fotografias
Data: 17 de novembro
Horário: Das 18:00 às 22:00
Inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS
_________________________________

O DESPERTAR DA MEMÓRIA: A PERCEPÇÃO E A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS EM ARQUIVOS PESSOAIS
Ministrantes: Profª. Eliete Regina Rabaioli Camargo e Profª Gislaine Pinto Kramer
Programa: A oficina tem como finalidade possibilitar a percepção entre imagem e realidade bem como sua potencialidade como recurso memorial. Enquanto elemento cognitivo para o despertar da memória possui um valor e significado para cada indivíduo. A oficina visa também, demonstrar a diferença entre uma simples percepção e caracterização da imagem em relação a descrição arquivística alicerçada por um conjunto de normas e ações responsáveis, e aliar a teoria e a prática arquivística em arquivos pessoais.
Local: Sala 2201
Carga horária: 4h
Vagas: 15
Público alvo: Alunos regularmente matriculados no Curso de Arquivologia
Material necessário: 2 fotografias pessoais e 2 objetos com valor simbólico
Data: 20 de novembro
Horário: Das 19:00 às 22:00
Inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 


 

A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Curso de Arquivologia, promovem no dia 21 de junho de 2017 a palestra "O ambiente digital e os arquivos: desafios a serem enfrentados" com a Profª. Brenda Couto de Brito Rocco (UNIRIO).

O evento está marcado para às 19h, no Auditório do C3.

As inscrições podem ser feitas neste link. (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

No dia do evento, pede-se aos ouvintes a doação de agasalhos.