SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 014/2008
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 16 DE MAIO DE 2008
Dispõe sobre a criação do curso de Graduação em Arquivologia - Bacharelado e seu PPP
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,
tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 16 de maio de 2008, Ata 46,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a proposta de criação do curso de Bacharelado em Arquivologia e seu Projeto Político Pedagógico – PPP, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPE
ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA - BACHARELADO
Justificativa da criação do curso:
A Arquivologia, juntamente com a Biblioteconomia e a Museologia, integra a área do conhecimento denominada como
Ciência da Informação, na classificação adotada pelo CNPq/CAPES. Especificamente, a Arquivologia é concebida como
a ciência social aplicada que se ocupa do estudo das funções dos arquivos e dos princípios e técnicas a serem observados
na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos documentos de arquivo.
A área de Biblioteconomia e, num segundo momento, o Departamento de Biblioteconomia e História, decidiram propor a
criação do curso de graduação em Arquivologia com a finalidade de consolidar a área de Ciência da Informação na FURG.
Avaliamos que o programa REUNI enseja esta oportunidade, convergindo com as aspirações do corpo docente do Departamento.
Salientamos que os educandos do curso de Biblioteconomia convocaram uma assembléia, da qual participamos, para discutir
a proposta. Também levamos em consideração aspectos relacionados ao mercado de trabalho e às ofertas de cursos já disponíveis,
em especial nas IFES sediadas no Estado. Por esta razão, em particular, abrimos mão de propor, neste momento, a criação do
curso de graduação em Museologia, ainda que reconheçamos a existência desta aspiração por uma parcela dos docentes, discentes
e de segmentos da comunidade. Registre-se que, quando esta possibilidade foi examinada pelo Colegiado do Departamento,
em 9 de maio de 2006, a UFPel, nossa co-irmã, não apenas já criara o mencionado curso, como já havia, inclusive, publicado
edital de vestibular para ingresso da primeira turma. Mesmo assim, retomamos discussões com interlocutores internos, em especial,
com os dirigentes do Museu Oceanográfico (e do Complexo de Museus da FURG) e NUME, sendo que recolhemos uma avaliação
contrária à inclusão do curso de Museologia na proposta atual que a Universidade vinha construindo para o REUNI. Seria temerário
propor tal curso sem contarmos com o efetivo engajamento de nosso próprio Complexo de Museus.
O curso de Arquivologia foi concebido com duas ênfases: Arquivos Históricos e Arquivos Empresariais, contemplando as duas
vocações do município do Rio Grande e da própria profissão arquivística em qualquer contexto. Propomos que funcione no turno
da noite, com aulas de segunda a sexta-feira, com 40 vagas e ingresso nos semestres pares (em agosto).
Em razão das competências e habilidades exigidas pelo perfil do profissional que se pretende formar, é necessário que a estrutura
curricular e a prática pedagógica sejam concebidas em função dos objetivos a realizar. O curso de Arquivologia da FURG tem por
princípio formar bacharéis em Arquivologia com uma visão crítica da sociedade, capacitando-os para a gestão da informação cultural,
científica e tecnológica, registrada em múltiplos suportes, conscientes do compromisso ético da profissão com o primado do livre
acesso aos registros do conhecimento.
Objetivos do curso:
Para uma melhor compreensão, o objetivo geral foi detalhado em objetivos específicos.
Objetivos Específicos:
O curso de Arquivologia deverá capacitar os educandos para:
- Compreender as manifestações do espírito humano, sua materialização em conhecimento e transmutação em informação registrada,
passível de coleta, processamento e difusão;
- Processar a informação registrada em quaisquer tipos de suportes;
- Aplicar conhecimentos teóricos e práticos de gestão no planejamento e funcionamento de unidades de informação;
- Gerenciar e executar atividades de seleção, análise, processamento e difusão da informação;
Conceber e executar pesquisas que focalizem todas as etapas do ciclo de coleta, processamento, difusão e uso da informação ;
- Dominar as tecnologias de informação para uso em unidades e serviços de informação;
- Gerenciar a implantação de programas de informatização em unidades de informação,
- Atuar como estimuladores e orientadores no uso de recursos informacionais, através de ações e programas de educação de usuários.
Perfil desejável do ingressante:
O mercado de trabalho do arquivista é amplo e diversificado, abrangendo os segmentos público e privado. Sua dimensão é diretamente
determinada pelo nível de desenvolvimento sócio-econômico do país ou região, haja vista que todos os órgãos públicos, instituições,
empresas e outras entidades produzem e recebem documentos de arquivo, independente do tipo de suporte utilizado. Nesse
contexto, a presença atuante de um arquivista é indispensável, pois é ele o profissional capacitado para processar, armazenar e
disponibilizar o acesso à informação contida nos documentos de arquivo, evitando que se transformem em massas documentais
disformes, sem tratamento e de difícil recuperação da informação.
Objetivamente, o que faz o arquivista? Ele estuda as técnicas de organização, conservação e atualização de arquivos de documentos
em papel, fotografias, filmes, microfilmes, suportes digitais e óticos, de forma sistemática. Por conseguinte, seu campo de trabalho abrange:
a) Gestão de documentos: assim compreendida a administração de arquivos de instituições e empresas, avaliação de material,
incluindo sugestões para mudanças na redação de textos. Pode também decidir sobre o arquivamento ou eliminação de documentos
(com base no que dispõe a legislação), atuando em conjunto com os setores administrativo, jurídico ou histórico das instituições.
b) Racionalização de documentos: refere-se à classificação e ordenação de documentos, relacionando-os em guias, catálogos ou
índices de consulta.
c) Conservação e restauração: realizada mediante a recuperação de documentos danificados, utilizando técnicas especiais.
d) Difusão educativa e cultural de arquivos: promovendo a orientação a estudantes, pesquisadores e público em geral na consulta
de documentos históricos em arquivos, museus e bibliotecas.
O exercício da profissão de Arquivista é disciplinado pela Lei n° 6546, de 04/07/1978 e pelo Decreto n° 82590, de 06/11/1978.
Para exercer a profissão, o Arquivista, além da graduação em Arquivologia, deve registrar-se no Ministério do Trabalho, mediante a
apresentação de diploma emitido por curso reconhecido pelo Ministério de Educação. Os cursos de Arquivologia devem ter a duração
de quatro anos, incluindo um estágio supervisionado obrigatório, com carga horária correspondente a, no mínimo, 10% do total de
horas do curso. Concluído o curso, o graduando receberá o diploma de Bacharel em Arquivologia.
As diretrizes curriculares para os cursos de Arquivologia, baixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), permitem que cada
instituição organize o curso que oferece com a explicitação de ênfases. Durante as discussões travadas com os protagonistas
interessados na criação do curso a ser criado pela FURG, a possibilidade de adoção de ênfases foi cogitada, porém, após a manifestação
das consultoras convidadas (pertencentes ao quadro de professores do curso de Arquivologia da UFRGS), prevaleceu a idéia de que
caberá ao educando esta escolha.
Para torná-la factível, o currículo foi estruturado com um conjunto de disciplinas optativas, somando um quantitativo de créditos
suficiente para caracterizar efetivamente a possibilidade de escolha da ênfase de preferência do educando. Assim, as duas ênfases
inicialmente pensadas, Arquivos Históricos e Arquivos Empresariais, estão, de fato, ao alcance dos estudantes. Os Arquivistas
formados pela FURG, vislumbrando a realidade da região em que está inserida a Universidade, estarão aptos a contribuir com seu
trabalho para o desenvolvimento cultural e econômico regional – convergindo, assim, com o momento de profundas transformações
vivenciadas por Rio Grande e a metade sul do Estado, em especial.
Competências e habilidades:
Dentre as competências e habilidades dos graduados em Arquivologia enumeram-se as de caráter geral e comum, típicas desse nível
de formação, e aquelas de caráter específico.
a) Competência de caráter geral:
- identificar as fronteiras que demarcam o respectivo campo de conhecimento;
- gerar produtos a partir dos conhecimentos adquiridos e divulgá-los;
- formular e executar políticas institucionais;
- elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos;
- desenvolver e utilizar novas tecnologias;
- traduzir as necessidades de indivíduos, grupos e comunidades nas respectivas áreas de atuação;
- desenvolver atividades profissionais autônomas, de modo a orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e emitir laudos
- técnicos e pareceres;
- responder a demandas de informação produzidas pelas transformações que caracterizam o mundo contemporâneo.
b) Competências de caráter específico:
- compreender o estatuto probatório dos documentos de arquivo;
- identificar o contexto de produção de documentos no âmbito de instituições públicas e privadas;
- planejar e elaborar instrumentos de gestão de documentos de arquivo que permitam sua organização, avaliação e utilização;
- realizar operações de arranjo, descrição e difusão.
Proposta Pedagógica do curso:
A articulação deste Projeto Político-Pedagógico com o Projeto-Político Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento Institucional da
Universidade a Comissão de Criação do Curso de Arquivologia elaborou este Projeto Político-Pedagógico, doravante, denominado
PPPC, em consonância com os princípios do Projeto Político-Pedagógico da própria FURG (doravante, PPP) com as diretrizes do
Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) e as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional
da FURG (PDI). Foram inúmeras as dificuldades enfrentadas, devido à complexidade da própria tarefa e à necessidade de articular
os esforços de várias unidades – cada qual com suas próprias prioridades. Ademais, a exigüidade de prazos tolheu a necessária discussão
com os vários protagonistas, frustrando os possíveis aportes que daí resultariam. A Comissão tem a expectativa de que este diálogo possa
ser ampliado no âmbito do COEPE e estendido para além de sua manifestação, haja vista que um PPPC será sempre um documento em
construção.
Admitidas as limitações, os referenciais foram examinados e a pré-proposta de criação do curso foi discutida, primeiramente, entre
os professores da área de Biblioteconomia do Departamento de Biblioteconomia e História (DBH). Logo após, discutimos a pré-proposta
com os estudantes deste mesmo curso e, por fim, com os membros do Colegiado do mencionado Departamento. Além dessas
interlocuções, o esboço da proposta foi apresentado nas reuniões promovidas pela Administração Superior. Externamente, a Comissão
dialogou com a equipe técnica do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e com a Associação dos Arquivistas do Rio Grande
do Sul. Finalizando, a Comissão contou com o inestimável apoio pedagógico das professoras Ana Regina Berwanger e Daniele Erthal,
do curso de Arquivologia, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O curso de Arquivologia assume claramente o compromisso da FURG com o ecossistema costeiro. Mesmo inscrito num domínio
disciplinar aplicado, sobressai o fato de que a Arquivologia lida com a memória das atividades humanas, em especial a memória vinculada
às coletivas, realizadas por entidades públicas e privadas no cumprimento de suas funções. Disso decorre a estreita vinculação do curso
com as ações passadas, presentes e futuras do homem no contexto do ecossistema costeiro, como se depreende da seguinte passagem
do PPP da FURG. Mais adiante, os princípios assumidos pelo curso de Arquivologia, quando enunciados, explicitarão de forma clara sua
articulação com o PPP da FURG.
A seguir, destacam-se os pontos de articulação deste PPPC com o PDI da FURG. Em primeiro lugar, por tratar-se de um curso novo,
criado no âmbito do programa REUNI, do Governo Federal, a articulação mencionada ocorre com as estratégias 2 e 3, do objetivo
n° 2, vinculado ao ensino de graduação:
2. Identificar as necessidades para oferecimento de novos cursos e/ou adequação dos já existentes.
3. Criar as condições necessárias para a implantação de novos cursos de graduação, em particular os adequados às necessidades da
região, que atendam às demandas da sociedade.
Em segundo lugar, mesmo sendo um curso novo, este PPPC cuidou de incluir entre seus fundamentos e diretrizes as seguintes
estratégias, vinculadas ao primeiro objetivo do ensino de graduação, tal como enunciado no PPP institucional:
1. Concluir e implementar os Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de graduação.
2. Dar continuidade ao processo de implementação das diretrizes curriculares, articulando-as aos Projetos Político-Pedagógicos dos
cursos e da Instituição, contemplando a realidade e as necessidades regionais.
5. Propiciar a infra-estrutura adequada ao bom funcionamento dos cursos.
6. Desenvolver, apoiar e utilizar novas tecnologias didático-pedagógicas.
13. Desenvolver ações didático-pedagógicas que promovam a integração de diferentes áreas do conhecimento.
No que diz respeito à infra-estrutura, este PPPC, em consonância com o segundo objetivo vinculado a esta questão no PPP
institucional, soma-se ao esforço visando à qualificação da infra-estrutura dos laboratórios, em especial no que diz respeito ao
uso compartilhado, com os cursos de Biblioteconomia, História e Arqueologia, das instalações e equipamentos.
Princípios norteadores deste Projeto Político-pedagógico:
Sendo parte da FURG e tendo sido concebido no âmbito de um processo de expansão e de mudança qualitativa da estrutura
acadêmica e organizacional da Universidade, o curso de Arquivologia aqui proposto assume os mesmos princípios basilares do PPP
geral da FURG, incluindo os ajustes apropriados ao domínio disciplinar em que se inscreve como uma ciência social aplicada.
Na concepção deste PPP, a Comissão incumbida de coordenar as discussões de sua formulação, procurou explicitar o mais claramente possível
sua articulação missão institucional que é a razão de ser da Universidade. A intenção imbricada neste PPP inclui a formação de recursos humanos
especializados em gestão arquivística, igualmente aptos a apoiar atividades de pesquisa histórica a desenvolver ações culturais com os múltiplos
protagonistas (pessoas, segmentos sociais e instituições) que interagem com a Universidade. A principal justificativa que sustenta o princípio
da intencionalidade é a transparência que propicia aos protagonistas, especialmente aos futuros estudantes, a quem se explicita claramente
qual é o referencial, a visão de mundo em que se assenta o curso, explicitado pelo conjunto de disciplinas e demais dispositivos e procedimentos
que regulam a organização das práticas educativas adotadas.
Funcionamento do curso: infra-estrutura local, turno, período de ingresso e quantitativo de vagas/ano:
As atividades didático-pedagógicas do curso de Arquivologia serão desenvolvidas no Campus Carreiros. As aulas das disciplinas
obrigatórias e optativas, incluídas do Quadro de Seqüência Lógica (QSL) serão ministradas no turno da noite. Devido à acentuada
interdisciplinaridade do curso, ressalta-se que algumas atividades poderão ser oferecidas nos turnos da manhã e tarde: estágios,
atividades complementares, algumas disciplinas optativas, eventos etc. No caso das disciplinas optativas, haverá garantia de oferta,
no turno da noite, do mínimo em créditos exigido, distribuídos nos oito períodos de duração regular do curso.
Serão oferecidas 40 vagas por ano e o ingresso será no segundo semestre do ano. Na primeira edição, o processo seletivo será
específico, no mês de julho de 2008. Nas edições subseqüentes, o curso integrará o processo seletivo geral da Universidade,
permanecendo o ingresso dos candidatos selecionados no segundo semestre do ano correspondente ao processo seletivo em
que tenham obtido aprovação.
Infra-estrutura:
· 4 salas de aula, com capacidade para 40 estudantes cada uma;
· 2 salas de aula, com capacidade para 20 estudantes cada uma (ênfases);
· 1 auditório, com capacidade para 100 pessoas (uso eventual);
· 1 auditório, com capacidade para 160 pessoas (uso eventual);
· 2 salas de permanência para professores, com capacidade para acomodar 6 professores;
· 1 sala de reuniões de área, com capacidade para 6 pessoas (uso eventual);
· 1 arquivo (AR-Sul – Arquivo Regional da Região Sul do Estado), reunindo fundos arquivísticos da própria Universidade
e de instituições públicas e privadas da Região Sul do Estado (em processo de constituição), com capacidade para 40
usuários (aulas práticas e estágios);
· 1 biblioteca (NID Carreiros), com capacidade para 120 estudantes e com 6 salas de estudos individuais (uso eventual);
· 1 laboratório de informática (LTI – Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária). com capacidade para 40 usuários
(para aulas práticas e uso individual eventual);
· 1 centro de documentação histórica (CDH), em funcionamento, com capacidade para atendimento agendado de grupos de até 10 usuários.
Organização curricular:
O curso de Arquivologia da FURG foi organizado pelo regime de matrícula por disciplina, de formação geral e de formação profissional,
que podem ser obrigatórias ou optativas. Os estágios foram divididos em dois blocos: a) práticas arquivísticas, de caráter coletivo, e estágios
curriculares, de caráter individual. O trabalho de conclusão de curso e as atividades complementares completam a estrutura do curso.
Cada um desses componentes curriculares é descrito em seções próprias, neste documento. O QSL foi desdobrado em dois blocos, para
melhor visualização das disciplinas obrigatórias e optativas. Devido a seu formato gráfico, foi incluído no Anexo 4. A distribuição das disciplinas
no QSL, embora não implique necessariamente em pré-requisitos, expressa o entendimento de que a futura COMCUR de Arquivologia
deva aconselhar os estudantes a observá-la.
Créditos e carga horária: Disciplinas obrigatórias: 1590 h – 106 cr. Disciplinas optativas (mín.): 450 h – 30 cr. Estágios: ............................. 240 h – 16 cr. TCC: ................................... 120 h – 8 cr. Total: ............................... 2400 h – 160 cr. Ativ. complementares (máx.) ....240 h |
Tempo de formação e carga horária: Tempo mínimo: 8 semestres Carga horária semanal máxima: 25 h/a Tempo padrão: 8 semestres Tempo máximo: 14 semestres |
a) Incluir no QSL as disciplinas obrigatória e optativas, listadas a seguir, criando as novas :
Disciplina: Fundamentos de Arquivologia Lotação: DBH (1)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Conceituação, importância, objeto do arquivo. Evolução histórica dos arquivos. Relação com outras
ciências. Classificação dos arquivos. O profissional arquivista. Bibliografia arquivística. Terminologia e legislação arquivística.
Disciplina: Administração aplicada à Arquivologia Lotação: DCEAC (2)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 1° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Conceitos básicos de Administração. Evolução do pensamento administrativo. Gerenciamento de arquivos.
Disciplina: Comunicação Científica Lotação: DBH (3)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Ciência e comunicação científica. Primórdios da comunicação científica. O papel do Estado, das
sociedades científicas, da universidade e dos institutos privados no processo de institucionalização da comunicação
científica. Visão sistêmica da comunicação científica. Impactos da tecnologia sobre a comunicação científica. Valores éticos
da comunicação científica.
Disciplina: Introdução à História Lotação: DBH (4)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo introdutório a questões como a conceituação do termo História, a objetividade e a subjetividade
na História, pressupostos teórico-metodológicos da ciência histórica, as fontes históricas, a pesquisa em História, o
papel social do historiador, a História e a análise documental e noções básicas de historiografia.
Disciplina: Noções de Direito para Arquivologia Lotação: DCJ (5)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: O Direito. Noções gerais de Direito Público. Noções gerais de Direito Privado. Direito Constitucional. Direito
Administrativo. Direito Processual.
Disciplina: Produção Textual Lotação: DLA (6)
Código: 06347 Duração: anual Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 1° e 2° períodos CH Total: 60 CH Semanal: 2 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Introdução à Lógica Lotação: DECC (7)
Código: 09588 Duração: semestral Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 1° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Gestão Arquivística Lotação: DBH (8)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Arquivos Correntes. Arquivos Intermediários. Produção Documental. Protocolo. Ciclo de vida dos documentos.
Sistemas de classificação, ordenação. Estruturas de Arquivos. Trâmite dos Documentos. Instrumentos de Controle.
Equipamentos e mobiliário.
Disciplina: Paleografia Lotação: DBH (9)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Fundamentos da Paleografia. Evolução da escrita. Leitura e transcrição paleográfica de documentos.
Disciplina:Noções de Direito Notarial Lotação: DCJ (10)
Código: 08239 Duração: semestral Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Noções de Direito Notarial. Os documentos notariais como elementos de prova. Tipos de cartórios e
formas de organização. Serviços judiciais e extra-judiciais. O Direito Notarial e o exercício da cidadania.
Disciplina: Planejamento e Organização de Arquivos Lotação: DBH (11)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 2° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Aspectos teóricos e evolução das representações descritiva, temática, funcional e estrutural. Conteúdo bibliográfico.
Tipologia de registros. Leitura técnica.
Disciplina: Estatística Descritiva Lotação: DMAT (12)
Código: 01062 Duração: semestral Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: História política e administrativa do Brasil Lotação: DBH (13)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo da formação político-administrativa brasileira desde os primórdios coloniais, passando pelo
Estado Nacional Monárquico, pela transição à República, as transformações pós-30, pelos modelos ditatoriais e
pelas aberturas democráticas, culminando com a Nova República até os dias atuais, com ênfase às questões da
esfera pública X a privada e a centralização e a descentralização como fundamentos inerentes à construção administrativa e política do país.
Disciplina: Produção de Documentos Eletrônicos Lotação: DBH (14)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Produção, armazenamento, conservação e disseminação de documentos eletrônicos. Ética e privacidade de dados.
Disciplina: Arquivos Especiais Lotação: DBH (15)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 3° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Produção de Documentos Especiais. Tipos de suporte. Tipos de Arquivamento Acondicionamento e
manuseio. Preservação e Conservação de Suportes Especiais. Durabilidade de Suportes.
Disciplina: Diplomática Lotação: DBH (16)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Origem, características e metodologia da Diplomática para especificação dos documentos diplomáticos.
Elementos externos e internos dos documentos: estrutura e substância. Análise diplomática. Tradição
documental: estudo das normas do documento e estágios de transmissão. Espécie e tipo documental.
Tipologia documental enquanto aplicação arquivística da Diplomática.
Disciplina: Organização e Métodos Lotação: DCEAC (17)
Código: 07143 Duração: semestral Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 3° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Análise e Seleção de Documentos de Arquivos Lotação: DBH (18)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 3° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Conceituação, importância, objetivos e finalidades da avaliação e seleção de documentos como metodologia arquivística.
Disciplina: Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos Lotação: DBH (19)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: História e estrutura do papel. Agentes de degradação: identificação e controle. Técnicas de conservação
preventiva: higienização, condições ambientais de guarda e acondicionamento. A conservação de outros suportes
de informação. Reformatação. Emergências.
Disciplina: Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos Lotação: DBH (20)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Bancos de dados: definições, aplicações e tipos. Protocolo informatizado: conceito, modelos e aplicações.
Sistemas de arquivos distribuídos. Estudos de casos.
Disciplina: Arquivos Especializados Lotação: DBH (21)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Áreas do conhecimento que produzem documentos especializados.Tipos de Instituições. Características. Conceitos.
Disciplina: Introdução às técnicas de fotografia Lotação: DLA (22)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 4° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Introdução à história da fotografia. Primeiras técnicas de gravação da imagem. Evolução dos processos
fotográficos. Análise histórico-crítica das imagens fotográficas. Teoria, técnicas e procedimentos básicos para a
preservação e conservação de documentos fotográficos.
Disciplina: Relações Humanas no Trabalho Lotação: DECC (23)
Código: 09265 Duração: semestral Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: 4° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Relações Públicas aplicada à Arquivologia Lotação: DBH (24)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 4° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estrutura e funcionamento da atividade de relações públicas. Assessoria, pesquisa, planejamento,
execução e avaliação de relações públicas em arquivos públicos e privados.
Disciplina: Arranjo em Arquivos Permanentes Lotação: DBH (25)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 4° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Noções fundamentais de arranjo. Teoria dos fundos. Princípios de proveniência e respeito aos fundos.
Disciplina: Prática Arquivística I Lotação: DBH (26)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 4° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Aplicação prática de conhecimentos teórico-metodológicos trabalhados nas disciplinas oferecidas
até o 3° período, com enfoque na estrutura e produção de documentos.
Disciplina: Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Arquivísticos Lotação: DBH (27)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 5° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Desenvolvimento e manutenção de bancos de dados. Gestão de documentos e funções
arquivísticas. Gestão de conteúdo. Políticas de preservação digital. Desenvolvimento de aplicativos para o
gerenciamento de bancos de dados arquivísticos. Critérios para escolha de softwares apropriados. Estudos de casos.
Disciplina: Ética Profissional Lotação: DBH (28)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 5° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Aspectos teóricos e práticos de Deontologia aplicados às atividades profissionais no âmbito da Arquivologia.
Disciplina: Descrição Arquivística Lotação: DBH (29)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 5° período CH Total: 60 CH Semanal: 4 Créditos: 4 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Normalização do processo de descrição arquivística. Instrumentos de pesquisa arquivísticos: guia, inventário,
catálogo, repertório, edição de fontes primárias e índice.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação I Lotação: DBH (30)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Ciência e conhecimento científico: definições e diferenças. Classificação das ciências. Pesquisa
científica: tipos e fases. Método científico e técnicas de pesquisa. Metodologia do trabalho científico.
Pesquisa científica em Ciência da Informação. Planejamento da pesquisa em Ciência da Informação: projeto de pesquisa.
Disciplina: Política e Legislação em Arquivos Lotação: DBH (31)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Conceitos sobre instituições públicas e privadas. Instituições públicas de arquivos: Conarq, Arquivo
Nacional, arquivos estaduais e arquivos municipais. Políticas nacionais de arquivos públicos e privados.
Sistemas de arquivos. Associações de arquivos, nacional e regionais. Associações e instituições de arquivos
internacionais. Legislação arquivística.
Disciplina: Prática Arquivística II Lotação: DBH (32)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 5° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Prática com enfoque na formação e estrutura de arquivos: centrais, setoriais, correntes, intermediários
e permanentes. Gestão de arquivos
Disciplina: Projetos e Sistemas de Arquivos Lotação: DBH (33)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estrutura do projeto de sistema de arquivos: levantamento de dados, análise e diagnóstico.
Proposta e elaboração do projeto. Implantação e acompanhamento, avaliação.
Disciplina: Estudos de Uso e Usuários da Informação Lotação: DBH (34)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Informação, conhecimento e ambiente informacional. Necessidades de informação diferenciadas de
acordo com os públicos. Métodos e técnicas de estudos de uso e de usuários da informação.
Disciplina: Reprografia e Microfilmagem Lotação: DBH (35)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Informática: princípios, conceitos e terminologia. Informática documentária: produtos e serviços.
O tratamento informatizado da palavra e do texto. Processos reprográficos utilizados na administração
das organizações. Tecnologias para a geração de micro-imagens documentais. Reprografia e direitos autorais.
Disciplina: Prática Arquivística III Lotação: DBH (36)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Documentos permanentes. Enfoque na destinação final dos documentos.
Disciplina: Estágio Supervisionado I Lotação: DBH (37)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 7° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Elaboração do projeto que balizará a realização do estágio em um arquivo público ou privado.
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I Lotação: DBH (38)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 7° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Elaboração do projeto de pesquisa para o TCC.
Disciplina: Estágio Supervisionado II Lotação: DBH (39)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: ObrigatóriaLocalização no QSL: 8° período CH Total: 210 CH Semanal: 14 Créditos: 14 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Execução do projeto apresentado na disciplina Estágio Supervisionado I. Elaboração e apresentação
do respectivo relatório de atividades desenvolvidas.
Disciplina: Noções de Contabilidade Lotação: DCEAC (A)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 2° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Conceitos básicos e escopo da Contabilidade. Tipos de documentos contábeis.
Disciplina: História Ibérica Lotação: DBH (B)
Código: 10174 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 2° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: História do Rio Grande do Sul Lotação: DBH (C)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Análise da formação histórica do Rio Grande do Sul, estabelecendo uma aproximação preliminar
dos conhecimentos de história colonial, imperial e republicana.
Disciplina: Inglês Instrumental - Leitura Lotação: DLA (D)
Código: 06387 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Língua Espanhola Instrumental I Lotação: DLA (E)
Código: 06183 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Língua Francesa Instrumental I Lotação: DLA (F)
Código: 06070 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 3° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: História do Município de Rio Grande Lotação: DBH (G)
Código: 10176 Duração: semestral Caráter: optativa
Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Inglês Instrumental – Expressão Oral Lotação: DLA (H)
Código: 06388 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Língua Espanhola Instrumental II Lotação: DLA (I)
Código: 06184 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Língua Francesa Instrumental II Lotação: DLA (J)
Código: 06071 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 4° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Brasil Contemporâneo: Sociedade, Cultura, Economia e Política Lotação: DBH (K)
Código: 10195 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Fundamentos de Antropologia Lotação: DBH (L)
Código: 10186 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Cultura Brasileira e Identidade Nacional Lotação: DBH (M)
Código: 10177 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Introdução à Sociologia Lotação: DECC (N)
Código: 09589 Duração: semestral Caráter: Optativa
Localização no QSL: 5° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Disciplina: Marketing em Sistemas de Informação Lotação: DBH (O)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 7° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Evolução dos princípios do marketing. Conceito e importância do marketing. Conceito de produto,
bem e serviço na era da informação. Diagnóstico e Avaliação. Planejamento, implementação e avaliação de
programas de marketing em sistemas de informação.
Disciplina: Mostras e Exposições Lotação: DBH (P)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Fundamentos básico de cultura itinerante. Promover conhecimento acerca do valor cultural de bens
móveis e imóveis. Conceito de arte, estética, obra de arte. O processo criativo e o fazer artístico. Experiência
e percepção com Arte, História, Política e Filosofia da Arte.
Disciplina: Memória e Cultura Lotação: DBH (Q)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Embasamento teórico. Conceitos básicos de cultura, bens culturais, patrimônio material e imaterial.
Princípios que fundamentam a metodologia da Educação Patrimonial. Identificar e evidenciar as principais
fontes de informação sobre o momento histórico e a sociedade que o criou e utilizou.
Disciplina: Tópicos Especiais em Arquivologia I Lotação: DBH (R)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Conteúdo variável de caráter articulador, na perspectiva da relação teoria-prática, abrangendo
temas emergentes, relacionados aos arquivos históricos, propostos por professores ou educandos.
Disciplina: Segurança de Dados Arquivísticos Lotação: DBH (S)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Meios de controle, perspectivas de segurança e postura ética quanto ao sigilo de informações arquivísticas.
Disciplina: Educação Patrimonial Lotação: DBH (T)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Embasamento teórico. Conceitos básicos de cultura, bens culturais, patrimônio material e imaterial.
Princípios que fundamentam a metodologia da Educação Patrimonial. Identificar e evidenciar as principais fontes
de informação sobre o momento histórico e a sociedade que o criou e utilizou. Desenvolver oficinas de educação patrimonial.
Disciplina: Empreendedorismo e Ciência da Informação Lotação: DBH (U)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 7° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: I
Ementa: Fundamentos e conceitos de empreendedorismo . Fundamentos e Conceitos de Ciência da
Informação. Conceitos de Inovação. Empreendedor e empreendedorismo.. Características do
empreendedor: necessidades, conhecimentos, habilidades e valores. Desenvolvimento da capacidade
empreendedora, com ênfase na prestação de serviços de informação.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação II Lotação: DBH (V)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 6° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Ciência e conhecimento científico: definições e diferenças. Classificação das ciências. Pesquisa científica:
tipos e fases. Método científico e técnicas de pesquisa. Metodologia do trabalho científico. Pesquisa científica em
Ciência da Informação. Planejamento da pesquisa em Ciência da Informação: projeto de pesquisa. Ciência da
Informação no mundo e no Brasil
Disciplina: Ação Cultural Lotação: DBH (W)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 7° período CH Total: 45 CH Semanal: 3 Créditos: 3 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Conceitos e dinâmica da ação cultural. Características do setor cultural. Ação cultural em centros de informação.
Agentes e Mediadores culturais. Culturas pós-modernas e ação cultural. Temas contemporâneos em ação cultural.
Disciplina: Tópicos Especiais em Arquivologia II Lotação: DBH (X)
Código: a definir Duração: semestral Caráter: OptativaLocalização no QSL: 7° período CH Total: 30 CH Semanal: 2 Créditos: 2 Sistema de Avaliação: II
Ementa: Conteúdo variável de caráter articulador, na perspectiva da relação teoria-prática, abrangendo temas emergentes,
relacionados aos arquivos empresariais, propostos por professores e educandos.
b) Plano de implantação das disciplinas do curso:
Disciplina obrigatórias:
Disciplina obrigatórias |
Oferta a partir de: |
Fundamentos de Arquivologia (1) |
2° semestre de 2008 |
Administração aplicada à Arquivologia (2) |
2° semestre de 2008 |
Comunicação Científica (3) |
2° semestre de 2008 |
Introdução à História I (4) |
2° semestre de 2008 |
Noções de Direito para Arquivologia (5) |
2° semestre de 2008 |
Produção Textual (6) |
2° semestre de 2008 |
Introdução à Lógica (7) |
2° semestre de 2008 |
Gestão Arquivística (8) |
1° semestre de 2009 |
Paleografia (9) |
1° semestre de 2009 |
Direito Notarial (10) |
1° semestre de 2009 |
Planejamento e Organização de Arquivos (11) |
1° semestre de 2009 |
Estatística Descritiva I (12) |
1° semestre de 2009 |
História Administrativa do Brasil (13) |
1° semestre de 2009 |
Produção de Documentos Eletrônicos (14) |
2° semestre de 2009 |
Arquivos Especiais (15) |
2° semestre de 2009 |
Diplomática (16) |
2° semestre de 2009 |
Noções de O & M (17) |
2° semestre de 2009 |
Análise e Seleção de Documentos de Arquivos (18) |
2° semestre de 2009 |
Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos (19) |
2° semestre de 2009 |
Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos (20) |
1° semestre de 2010 |
Arquivos Especializados (21) |
1° semestre de 2010 |
Introdução às técnicas de fotografia (22) |
1° semestre de 2010 |
Psicologia das Relações Humanas (23) |
1° semestre de 2010 |
Relações Públicas aplicada à Arquivologia (24) |
1° semestre de 2010 |
Arranjo em Arquivos Permanentes (25) |
1° semestre de 2010 |
Prática Arquivística I (26) |
1° semestre de 2010 |
Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Arquivísticos (27) |
2° semestre de 2010 |
Ética Profissional (28) |
2° semestre de 2010 |
Descrição Arquivística (29) |
2° semestre de 2010 |
Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação I (30) |
2° semestre de 2010 |
Política e Legislação em Arquivos (31) |
2° semestre de 2010 |
Prática Arquivística II (32) |
2° semestre de 2010 |
Projetos e Sistemas de Arquivos (33) |
1° semestre de 2011 |
Estudos de Uso e Usuários da Informação (34) |
1° semestre de 2011 |
Reprografia e Microfilmagem (35) |
1° semestre de 2011 |
Prática Arquivística III (36) |
1° semestre de 2011 |
Estágio Supervisionado I (37) |
2° semestre de 2011 |
Trabalho de Conclusão de Curso I (38) |
2° semestre de 2011 |
Estágio Supervisionado II (39) |
1° semestre de 2012 |
Trabalho de Conclusão de Curso II (40) |
1° semestre de 2012 |
Disciplina optativas:
Disciplina optativas |
Sugestão de oferta a partir de: |
Noções de Contabilidade (A) |
1° semestre de 2009 |
História Ibérica (B) |
1° semestre de 2009 |
História do Rio Grande do Sul (C) |
2° semestre de 2009 |
Inglês Instrumental - Leitura (D) |
2° semestre de 2009 |
Língua Espanhola Instrumental I (E) |
2° semestre de 2009 |
Língua Francesa Instrumental I (F) |
2° semestre de 2009 |
História do Município de Rio Grande (G) |
1° semestre de 2010 |
Inglês Instrumental – Expressão Oral (H) |
1° semestre de 2010 |
Língua Espanhola Instrumental II (I) |
1° semestre de 2010 |
Língua Francesa Instrumental II (J) |
1° semestre de 2010 |
Brasil Contemporâneo: Sociedade, Cultura, Economia e Política (K) |
2° semestre de 2010 |
Fundamentos de Antropologia (L) |
2° semestre de 2010 |
Cultura Brasileira e Identidade Nacional (M) |
2° semestre de 2010 |
Introdução à Sociologia (N) |
2° semestre de 2010 |
Marketing em Sistemas de Informação (O) |
2° semestre de 2010 |
Mostras e Exposições (P) |
1° semestre de 2011 |
Memória e Cultura (Q) |
1° semestre de 2011 |
Tópicos Especiais em Arquivologia I (R) |
1° semestre de 2011 |
Segurança de Dados Arquivísticos (S) |
1° semestre de 2011 |
Educação Patrimonial (T) |
1° semestre de 2011 |
Empreendedorismo e Ciência da Informação (U) |
2° semestre de 2011 |
Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação II (V) |
2° semestre de 2011 |
Ação Cultural (W) |
2° semestre de 2011 |
Tópicos Especiais em Arquivologia II (X) |
2° semestre de 2011 |
Estágios, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares, organização e avaliação:
a) Estágios:
Os estágios têm o caráter de disciplinas obrigatórias e dividem-se em dois blocos:
a) estágios parciais, de caráter coletivo, distribuídos em três disciplinas, denominadas “práticas arquivísticas”,
de 2 créditos e 30 horas de duração cada uma, oferecidas em três períodos sucessivos (4°, 5° e 6° períodos);
b) estágio curricular, de caráter individual, dividido em duas disciplinas, denominadas Estágio Curricular I, de
2 créditos e 30 horas de duração, oferecida no 7° período; e Estágio Curricular II, de 14 créditos e 210
horas de duração, oferecida no 8° período. Os estágios parciais e o estágio curricular foram concebidos
e organizados em consonância o que estabelece a Lei 6.494, de 7 de dezembro de 1977, Decreto 87.497,
de 18 de agosto de 1982, bem como às Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia. Internamente,
sua regulamentação é de competência da Comissão de Curso (COMCUR) de Arquivologia, observados os princípios
e diretrizes do PPP da FURG. Neste momento, de criação do curso, a Comissão de Criação do Curso de Arquivologia
incluiu, no Anexo I, uma proposta de regulamento, o qual, evidentemente poderá ser alterado pela COMCUR
definitiva, observados as disposições do Regimento Geral da Universidade e das deliberações dos conselhos
superiores aplicáveis ao caso.
b) Trabalhos de conclusão de curso:
O trabalho de conclusão de curso (TCC) cumpre uma exigência explícita das Diretrizes Curriculares para os
cursos de Arquivologia, visando proporcionar ao educando o exercício o mais plenamente possível de sua
competência intelectual, desenvolvida e aprimorada ao longo do curso. Com esta finalidade, o TCC foi
concebido e organizado em duas disciplinas obrigatórias – o TCC I, oferecida no 7° período, e o TCC II,
oferecida no 8° período. Com o desdobramento do TCC em duas disciplinas pretende-se adequar esta
atividade, na seqüência curricular, aos dois momentos cruciais de sua realização: 1) a elaboração do projeto;
e 2) a execução da pesquisa, elaboração do relatório e defesa do TCC.
De modo semelhante ao tratamento dado aos estágios e práticas profissionais, a regulamentação do TCC
observa os princípios e diretrizes do PPP da FURG, competência que é da alçada da COMCUR de Arquivologia.
Neste momento, de criação do curso, a Comissão de Criação do Curso de Arquivologia incluiu, no Anexo II,
uma proposta de regulamento, o qual, evidentemente poderá ser alterado pela Comissão de curso definitiva,
observados as disposições do Regimento Geral da Universidade e das deliberações dos conselhos superiores aplicáveis ao caso.
c) Atividades complementares:
As atividades complementares, previstas nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia, visam
ampliar as oportunidades de interação do educando com outros domínios disciplinares, ambientes institucionais e
realidades sócio-econômico-culturais, de modo a que ele próprio seja mais efetivamente sujeito de sua formação
profissional. Para isto, mediante proposta de sua iniciativa, nos termos de regulamentação de competência da
COMCUR de Arquivologia, o educando poderá participar de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão
extracurriculares. Tais atividades compreendem: participação em projetos e eventos, apresentação e publicação
de trabalhos, estágios voluntários etc.
As atividades complementares observam os princípios e diretrizes do PPP da FURG, sendo sua regulamentação
da alçada da COMCUR de Arquivologia. Neste momento, de criação do curso, a Comissão de Criação do Curso
de Arquivologia incluiu, no Anexo III, uma proposta de regulamento, o qual, evidentemente poderá ser alterado
pela COMCUR definitiva, observados as disposições do Regimento Geral da Universidade e das deliberações dos
conselhos superiores aplicáveis ao caso.
PROJETOS DE ENSINO:
Empreendedorismo e Atuação Profissional do Arquivista
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O projeto teve como objetivo levar aos acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Arquivologia I experiências profissionais de arquivistas atuantes no mercado de trabalho.
Período: 2013
Memória e Patrimônio Cultural
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O projeto teve por finalidade proporcionar aos acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Arquivologia I as possibilidades de pesquisa em patrimônio documental e favorecer a capacitação dos acadêmicos quanto aos conceitos de patrimônio e memória.
Período: 2013
Práticas de Reprografia para os Alunos do Curso de Arquivologia da FURG
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto destinou-se a realização de atividades práticas de reprodução de documentos, por meio do uso da microfilmagem no Laboratório de Reprografia da Universidade Federal de Santa Maria.
Período: 2013
Tecnologia da Informação e Preservação Digital
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Arquivologia I a capacitação quanto à preservação e acesso de documentos em meio digital.
Período: 2013
Digitalização e Criação de Instrumento de Pesquisa para Acervos Históricos
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto teve por finalidade proporcionar aos acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Arquivologia I a possibilidade de interação entre os conteúdos visualizados de forma teórica em sala de aula, com o cenário do mercado de trabalho e suas exigências específicas, promovendo a capacitação dos acadêmicos quanto à digitalização de acervos históricos e favorecendo a capacitação quanto ao acesso à informação através de ferramentas tecnológicas.
Período: 2013
A Utilização do Software ICA-AtoM na Arquivologia
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto previu a realização de uma oficina teórico-prática, a qual teve por finalidade favorecer a capacitação dos acadêmicos quanto a meios de difusão de arquivos e ao acesso à informação através de ferramentas tecnológicas.
Período: 2014
Grupo de Estudos em Classificação Arquivística - GECA
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O GECA tem como objetivo estimular o interesse pelo tema da classificação arquivística como área de pesquisa, ao criar um espaço, seja físico ou virtual, para a discussão desse tema, com a metodologia de leitura de textos acadêmicos com a temática.
Período: 2014 - Atual
A Memória das Instituições e sua Relação com a Avaliação de Acervos Fotográficos
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto visa o registro da oficina intitulada A memória das instituições e sua relação com a avalição de acervos fotográficos, com carga horária de 4h, a ser realizada em junho de 2014. Tal atividade tem como propósito relacionar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Arquivos Especiais, Análise e Seleção de Documentos de Arquivo, com ênfase na sua aplicabilidade aos acervos fotográficos. Assim, se está propondo a reflexão teórico prática de conhecimentos adquiridos junto ao Curso de Arquivologia, com a adoção de procedimentos de contextualização deste documento junto à instituições detentoras de acervos fotográficos.
Período: 2014
Recuperação de Imagens e Fotografias Através de Sistema Gerenciador de Conteúdo
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos a possibilidade de interação entre os conteúdos visualizados de forma teórica em sala de aula, com a prática diante de um software gerenciador de conteúdo web.
Período: 2014
Recursos Técnicos e Personalização do Software Livre AtoM (Access to Memory)
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto previu a realização de uma oficina, a qual apresentou aos acadêmicos a utilização do software livre ICA-AtoM para a descrição arquivística e difusão de arquivos, bem como as formas de personalização/customização do sistema, de forma a permitir a aplicação da identidade visual da instituição na aparência do software. Visou também apresentar as configurações gerais e demais funcionalidades técnicas deste sistema informatizado de descrição arquivística, com vistas a capacitar os alunos para a utilização do software em sua plenitude.
Período: 2015
Repositório Digital: Uma Ferramenta para Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais
Coordenador: Prof. Sérgio Renato Lampert
O projeto visou apresentar, através da realização de uma oficina, os conceitos básicos da preservação digital e sua relação com a Arquivologia, com enfoque no Modelo de referência OAIS/SAAI, bem como os tipos de repositórios digitais existentes, sua aplicação e implementação por meio de máquina virtual.
Período: 2015
O Software de Gestão Documental Nuxeo sob à Ótica da Arquivística
Coordenador: Prof. Sérgio Renato Lampert
O projeto visou apresentar, através da realização de uma oficina, os recursos de uma ferramenta tecnológica utilizada para produzir, usar, tramitar e gerenciar os documentos em ambiente digital, bem como as funcionalidades de um software de gestão documental aplicáveis para a arquivística.
Período: 2015
Ações Didático-pedagógicas para o Curso de Arquivologia nas Disciplinas Voltadas ao Ensino de Arquivos Especiais e de Conservação e Preservação de Documentos
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto tem por objetivo geral atingir acadêmicos e egressos proporcionando atividades de práticas arquivísticas com o uso de ações didático-pedagógicas de cunho diferenciado a serem desenvolvidas durante as oficinas e o curso. Almeja, ainda, a diminuição dos índices de retenção nas disciplinas de "Arquivos Especiais" e "Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos" com a criação do Grupo de Estudos em Conservação de Documentos de Arquivo (GECAD), fazendo com que a assimilação do conhecimento se torne mais fácil entre os acadêmicos.
Período: 2015 - 2016
Leitura de Textos: Uma Aproximação com a Língua Francesa
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto visa proporcionar uma nova fonte de leituras aos acadêmicos do Curso de Arquivologia, com ênfase na compreensão e entendimento de textos na língua francesa. O curso, realizado em módulos, pretende favorecer o entrosamento dos alunos com a língua francesa, estimulando-os e incentivando-os para ações futuras com vistas a leitura e compreensão dos textos com temáticas que se refiram as disciplinas de Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos e Arquivos Especiais.
Período: 2016
Práticas de Conservação Preventiva de Documentos de Arquivo
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto configura-se como uma oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos vislumbrados em sala de aula, na disciplina de Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos, com a prática destes no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Arquivologia (LARQ), por meio da realização de ações de conservação preventiva.
Período: 2016
Manuseio e Acondicionamento de Documentos em Arquivos Permanentes
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto visa possibilitar o intercâmbio de informações no que concerne ao desenvolvimento das atividades de manuseio e acondicionamento de documentos em arquivos permanentes, tendo em vista os referenciais arquivísticos de conservação de documentos por meio da realização de uma oficina para os alunos regularmente matriculados no Curso de Arquivologia, dentro do ciclo de oficinas do 2º semestre de 2016, promovido pelo curso.
Período: 2016
Ações Didático-pedagógicas para o Ensino da Produção, Gestão e Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto tem o objetivo de propor ações para os acadêmicos do curso de Arquivologia no tocante às temáticas desenvolvidas nas disciplinas voltadas à produção, gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais. ENtende-se que este campo da Arquivologia detém estreita relação com o imperativo do mercado de trabalho do profissional arquivista, mas que ainda é tido na academia como um obstáculo à formação, tendo em vista as especificidades do universo tecnológico e a necessidade da familiarização com o âmago dos recursos computacionais envolvidos. Neste sentido, busca-se a criação de um grupo de estudos temático com vistas a basilar os conhecimentos acerca da estrutura do documento digital e suas especificidades, além de promover a oferta de cursos de capacitação e aprofundamento, favorecendo o aprendizado em consonância e complemento às ações promovidas em sala de aula.
Período: 2016 - 2017
PROJETOS DE PESQUISA:
A Trajetória dos Cursos de Arquivologia no Brasil: Uma Investigação Acerca da Oferta de Disciplinas com a Temática de Arquivos Especiais e Especializados
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
A pesquisa, iniciada em janeiro de 2011, teve como objetivo geral coletar informações sobre a trajetória das disciplinas que trabalhem com as temáticas de arquivos especiais e especializados dos cursos de graduação em Arquivologia no Brasil. Para tanto foram elencados como objetivos específicos mapear os cursos de graduação em Arquivologia que ofertam disciplinas com as temáticas de arquivos especiais e especializados; analisar e comparar as bibliografias utilizadas pelos diferentes cursos nas respectivas temáticas de arquivos especiais e especializados; analisar os programas das disciplinas com vistas à identificação de pontos de convergência no conteúdo programático.
Período: 2011
As Comissões de Avaliação de Documentos das IFES da Região Sul
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O projeto tem como objetivo conhecer as comissões de avaliação de documentos das IFES da Região Sul do país, ao verificar a existência de comissões de avaliação de documentos nas referidas IFES, procurando apresentar o perfil de seus membros, a forma de escolha desses membros, bem como analisar o papel das comissões de avaliação de documentos nas instituições: se deliberativo ou apenas burocrático.
Período: 2014 - Atual
A Conservação dos Documentos de Arquivo: Um Estudo da Atuação de Autoadesivos no Documentos Textuais
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
A pesquisa consistiu numa parceria entre dois institutos da FURG: o Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), com professores do Curso de Arquivologia e a Escola de Química e Alimentos (EQA) e técnicos administrativos em educação das Unidades Acadêmicas. As ações desenvolvidas tiveram como foco o estudo da ação dos blocos adesivos sobre os documentos de arquivo em suporte papel. Assim, buscou-se relacionar conceitos teóricos da Arquivística com elementos da área de Química, para que se pudesse compreender a atuação dos agentes de degradação que atuam nos documentos de arquivo, mas também para que se pudesse propor soluções diante de uma determinada realidade.
Período: 2014
A Trajetória dos Portos Marítimos no Brasil e a Implementação de Ações com Vistas ao Tratamento do seu Patrimônio Documental
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto tem como objetivo principal identificar se os portos marítimos no Brasil possuem ações de preservação do seu patrimônio documental. O público alvo da pesquisa são as unidades portuárias marítimas existentes no Brasil. O projeto de pesquisa não possui nem prevê alguma parceria com outra instituição. A pesquisa será desenvolvida num espaço curto de tempo, fazendo uso de instrumentos de coleta de dados para o levantamento de dados, como questionários, e posteriormente, a análise dos mesmos, além da pesquisa documental sobre o tema.
Período: 2014 - Atual
PROJETOS DE EXTENSÃO:
Identidade Visual do Curso de Arquivologia
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto destinou-se à elaboração de uma identidade visual para representar o curso de Arquivologia da FURG, bem como o desenvolvimento de produtos que promovam o curso.
Período: 2009 - 2010
Diagnóstico, Higienização e Acondicionamento de Documentos Históricos da Receita Federal do Rio Grande
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto destinou-se ao tratamento do acervo histórico da Receita Federal, com a realização do diagnóstico, higienização e acondicionamento do acervo.
Período: 2009 - 2014
Mostra Arquivística
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto destinou-se à divulgação das ações do Programa de Divulgação do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande, com a realização de um evento.
Período: 2010
"Usos e Abusos da Oralidade": A Participação do Curso de Arquivologia da FURG na Semana do Arquivista 2010
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
A Semana do Arquivista é um evento organizado pela Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARGS) e destina-se à promoção de atividades com vistas à divulgação da ação do profissional desta área. Nesse sentido, a presente proposta constituiu-se em uma ação do Curso de Arquivologia da FURG no intuito de promovê-lo em um evento regional, fortalecendo os laços com a AARGS. Nesta edição, o evento se propôs a trabalhar com a temática de "história oral e os arquivos".
Período: 2010
Tratamento do Acervo do DATC: Ações Preliminares com Vistas à Gestão do Acervo
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto visou o desenvolvimento de ações com base nos referenciais teórico-metodológicos do campo da Arquivologia para o tratamento do acervo documental do Departamento Autárquico de Transportes Coletivos (DATC). Nesse contexto, o projeto teve como objetivo a realização do levantamento e a identificação da documentação do DATC com vistas à proposição de um método de acondicionamento e armazenamento do acervo que pudesse efetivamente proporcionar a conservação do mesmo.
Período: 2011
Captação de Recursos para a Gestão de Acervos
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O evento teve como meta subsidiar as discussões sobre os programas e legislações disponíveis para captação de recursos para gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos. A temática configura-se como um campo ainda pouco inexplorado na região, razão pela qual está sendo viabilizada no âmbito da FURG.
Período: 2011
Gestão do Acervo Fotográfico da Assessoria de Comunicação da FURG
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto teve por objetivo proporcionar ações com vistas à gestão documental do acervo fotográfico da Assessoria de Comunicação da FURG. Tais ações foram concebidas visando dar agilidade à localização das informações com a estruturação de um sistema de banco de dados e a conservação das imagens digitalizadas, as quais representam diversos fragmentos da história da universidade.
Período: 2011 - 2012
Programa de Divulgação do Curso de Arquivologia da FURG
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O programa teve como foco a divulgação do curso de Arquivologia na cidade de Rio Grande e entorno. Possuiu alguns projetos vinculados, como "O Curso de Arquivologia da FURG e as Perspectivas em Relação ao Mercado de Trabalho para o Egresso no Município de Rio Grande: Desafios e Oportunidades"; e "Manutenção do Portal do Curso de Arquivologia".
Período: 2011 - 2014
Exposições Museológicas: Planejamento, Comunicação e Avaliação
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto teve como objetivo promover uma palestra com vistas a oportunizar a um museólogo a abordagem da temática das exposições museológicas, relatando experiências que tangem o seu fazer profissional em conformidade com sua área de atuação.
Período: 2012
Intervenções Arquivísticas no Acervo do ICHI/FURG
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto visou estabelecer o tratamento documental do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mediante identificação dos fundos documentais e posteriores classificação e avaliação arquivísticas dos documentos do acervo.
Período: 2012 - 2013
Manutenção do Portal do Curso de Arquivologia
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto visou estabelecer uma continuidade na manutenção do porta do curso de Arquivologia da FURG para que o mesmo seja uma fonte atualizada de informação e também divulgação do curso para a comunidade em geral.
Período: 2012 - Atual
Arquivando FAMED: Repensando e Otimizando a Prática de Arquivos da FAMED/FURG
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto teve como foco a organização do acervo da Secretaria Adminsitrativa da Faculdade de Medicina da FURG.
Período: 2012 - 2013
O Curso de Arquivologia da FURG e as Perspectivas em Relação ao Mercado de Trabalho para o Egresso no Município de Rio Grande: Desafios e Oportunidades
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto teve como objetivo traçar os principais estágios não-curriculares dos acadêmicos do curso de Arquivologia e fazer uma perspectiva de mercado de trabalho para o egresso do curso.
Período: 2012 - 2013
Descrição do Acervo Processual em Guarda Permanente da Justiça Federal Subseção Rio Grande
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O projeto propõe a descrição arquivística dos processos considerados de guarda permanente pela Justiça Federal, possibilitando sua difusão como fonte de pesquisa. A primeira etapa visa o estudo dos elementos de descrição a partir das definições do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (PRONAME) em conformidade com as normas e preceitos arquivísticos. A segunda etapa prevê a descrição dos noventa e um processos já avaliados como de guarda permanente sob custódia do arquivo da Subseção Judiciária de Rio Grande, bem como a inclusão dessas informações no software ICA-AtoM.
Período: 2013 - Atual
Programa de Assessoramento aos Arquivos da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG)
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
A parceria estabelecida entre a SUPRG e a FURG/ICHI - Curso de Arquivologia assumiu o caráter de um programa, o qual possuiu três eixos de ação desenvolvidas por meio de projetos, vinculados ao Programa: o projeto "Sistematização dos Arquivos da SUPRG", cujo objetivo foi sistematizar os arquivos da SUPRG por meio da implementação de políticas de gestão documental, a partir da Diretoria Administrativa e Financeira/Divisão Administrativa Seção de Pessoal e Serviços Gerais; o projeto "Diagnóstico do Arquivo Histórico, cujo objetivo foi identificar a origem e as características do Arquivo Histórico da SUPRG, reunindo as informações necessárias ao diagnóstico dos problemas que acarretam riscos à prevenção e o acesso ao acervo; e o projeto "Acesso e Utilização dos Documentos, cujo objetivo foi estabelecer políticas e rotinas de acesso aos documentos da SUPRG.
Período: 2013 - 2015
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Didáticos Digitais
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto foi elaborado com vistas a contribuir para a organização metodológica da formação pedagógica através do curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Didáticos Digitais, de forma a aprofundar os temas e conceitos centrais do programa e estabelecer coletivamente o entendimento comum que se traduza nas ações concretas de sua oferta. Por se tratar da implantação de uma proposta de trabalho pedagógico e inovador que se fundamenta na integração da educação de professores à qualificação profissional dos mesmos, é necessário o desenvolvimento de um processo de formação conceitual e política que se realize sobre as bases da educação integral dos professores como eixo indutor da proposta pedagógica. Dessa forma, pretende-se a integração entre a formação geral e a formação técnica, a partir de dois pontos chaves: a) possibilitar que o professor se aproprie dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da reflexão sobre a prática; b) não reduzir o conhecimento geral às necessidades geradas pela formação técnica, entendendo que uma formação emancipatória compreende as dimensões das necessidades humanas: cultura, arte, ciência e tecnologia, tendo como resultado a melhoria do ensino público estadual no processo ensino-aprendizagem.
Período: 2013
Organização dos Acervos da Alfândega da Receita Federal de Rio Grande
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto tem como foco o tratamento do acervo de documentos manuscritos e avulsos da Alfândega da Receita Federal, o qual estavam inicialmente acondicionados na torre da instituição, um local com condições precárias de conservação. Neste sentido as ações a serem realizadas compreendem a identificação deste acervo, a construção de um quadro de arranjo, a organização física e a disponibilização destas informações para consulta aos usuários da instituição. É decorrente das ações iniciais desenvolvidas pelo projeto "Diagnóstico, Higienização e Acondicionamento de Documentos Históricos da Receita Federal do Rio Grande", iniciado em 2009 e concluído em março de 2014.
Período: 2014 - 2015
Oficina de Higienização Mecânica de Processos em Suporte Papel
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto consistiu em um evento do tipo oficina, onde os alunos puderam exercer a prática de higienização e conservação preventiva em documentos históricos, aplicando parte dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Arquivologia. Essa oficina também pretendeu capacitar os alunos envolvidos, para a higienização específica dos processos de caráter histórico da Justiça Federal Subseção Rio Grande, no âmbito do Projeto de extensão Descrição, Conservação Preventiva e Digitalização dos Processos em Exposição na Sala de Memória da Justiça Federal Subseção Rio Grande.
Período: 2015
Intervenções Arquivísticas em Documentos Históricos: Da Preparação à Difusão em Meio Digital
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto conta com visita técnica dos professores à instituições arquivísticas, de forma a coletar dados para analisar a possibilidade de elaboração de projetos arquivísticos, de forma a permitir uma maior atuação do Curso de Arquivologia com a sociedade. Outrossim, este projeto promoverá a troca de conhecimentos e experiências vividas entre os participantes. Em relação aos cursos que serão realizados no âmbito deste projeto, estes terão a seguinte metodologia: num primeiro momento serão apresentados os conceitos e técnicas arquivísticas, e num segundo momento serão realizadas atividades práticas pelos participantes, conforme o conteúdo inicialmente apresentado. Os principais assuntos a serem abordados no âmbito deste projeto serão a conservação preventiva de documentos históricos, digitalização de documentos arquivísticos, preservação digital, descrição arquivística e difusão de acervos. A presente proposta tem impacto na geração de conhecimento a partir de trocas de experiências, bem como gera uma relação de diálogo com a sociedade, ao mesmo tempo em que contribui na formulação e implementação de políticas públicas direcionadas à preservação do Patrimônio Documental.
Período: 2015
Descrição, Conservação Preventiva e Digitalização dos Processos em Exposição na Sala de Memória da Justiça Federal Subseção Rio Grande
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto tem como objetivos a descrição, a conservação preventiva e a digitalização dos processos em exposição na Sala de Memória da justiça Federal Subseção Rio Grande. Seu objeto é um conjunto de processos selecionados pela instituição produtora como representantes de suas primeiras atividades na cidade de Rio Grande. A metodologia envolve a descrição arquivística e difusão da mesma via internet, a realização de procedimentos de conservação preventiva, como a higienização mecânica do material, bem como acondicionamento adequado. Além disso, prevê a digitalização do conteúdo dos mesmos para acesso, como iniciativa de proteção e conservação dos originais. Prevê a divulgação das ações através de um blog, bem como uma exposição sobre o processo de desenvolvimento do trabalho a ser realizado na própria Sala de Memória.
Período: 2015 - 2016
Sardiñas, Atuns e Exquisitices: Aplicação do Atom numa Coleção de Rótulos de Pescados
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto é uma iniciativa de parceria entre os cursos de Arquivologia e Geografia, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI. Tem por objetivo principal a organização e disponibilização dos rótulos de pescados que fazem parte da coleção pessoal do professor do curso de Geografia, César Augusto Avila Martins. Para isso, o projeto utiliza o software Atom para realizar a descrição dos rótulos de pescados. O projeto está dividido em duas etapas: separar os rótulos de pescados por categorias de pescados (atuns, sardinhas, frutos do mar, etc.); higienização mecânica dos rótulos; digitalização dos rótulos; descrição dos rótulos no software.
Período: 2015 - Atual
Oficina de Digitalização de Processos Judiciais
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto consistiu em um evento do tipo oficina, onde os alunos, especialmente dos primeiros semestres do curso, puderam conhecer os princípios da digitalização de processos judiciais, as normas técnicas e diretrizes que norteiam esta atividade dentro do campo arquivístico, a fim de se produzir representantes digitais de alta qualidade e fiel ao documento original, para acesso e preservação de longo prazo. Além disso, conheceram o funcionamento dos escâneres e demais tipo de equipamentos de captura digital. Essa oficina também pretendeu capacitar os alunos envolvidos para a digitalização dos processos de caráter histórico da Justiça Federal Subseção Rio Grande, no âmbito do Projeto de extensão Descrição, Conservação Preventiva e Digitalização dos Processos em Exposição na Sala de Memória da Justiça Federal Subseção Rio Grande.
Período: 2016
Descrição Arquivística de Processos Judiciais de Valor Permanente da Justiça Federal Subseção Rio Grande
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
As palestras propostas por este evento, tem o objetivo de apresentar: 1) a Justiça Federal Subseção de Rio Grande (JFRG), 2) a Sala de Memória da JFRG, 3) o acervo arquivístico existente naquela instituição, 4) o software AtoM, 5) e a metodologia de descrição arquivística, para os novos acadêmicos voluntários do Projeto de Extensão em andamento intitulado 'Descrição do Acervo Processual de Guarda Permanente da Justiça Federal de Rio Grande'. Os novos integrantes voluntários do projeto são, em sua maioria, do primeiro semestre do Curso de Aquivologia, até por isso se faz necessário a realização deste evento. Será constituída uma mesa para apresentação aos alunos, composta pelos professores Dhion Hedlund e Evelin Mintegui, bem como pela Juíza Federal Dra. Andreia Castro Dias e a Arquivista da Justiça Federal Rejane Sacco dos Anjos. O AtoM (Access to Memory) é um software de código-fonte aberto especialmente desenvolvido para descrição arquivística, baseado em normas internacionais, que permite o gerenciamento e a disponibilização de informações de acervos arquivísticos na internet.
Período: 2016
Plataforma de Acesso Livre AtoM: Utilização, Configuração e demais Funcionalidades
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
A oficina tem por finalidade capacitar os arquivistas, acadêmicos e demais profissionais que estejam vinculados a serviços arquivísticos, para a utilização da plataforma de acesso AtoM. Visa também apresentar as normas de descrição arquivística contempladas pela ferramenta, e visualizar novas possibilidades de difusão do patrimônio documental arquivístico a partir de ferramentas de software livre, na busca da satisfação dos usuários de arquivo ao atender as novas demandas de acesso provocadas pelo advento das novas tecnologias da informação e sua incursão no campo da Arquivologia.
Período: 2016
Ações de Conservação para o Acervo Documental do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Rio Grande
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto consiste no desenvolvimento de ações de conservação para o acervo do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Rio Grande, no que tange especificamente aos volumes encadernados da instituição, os quais totalizam 192 livros de registro. O projeto foi elaborado por professores do Curso de Arquivologia, tendo em vista uma solicitação do Cartório de Registro de Imóveis buscando atender as necessidades da instituição, mas permitindo a ampliação da formação dos discentes que deverão participar do projeto.
Período: 2016 - 2017
Identificação de Fundos em Massas Documentais Acumuladas no Arquivo Histórico da Cidade do Rio Grande
Coordenadora: Profª. Gislaine Pinto Kramer
Este projeto tem por finalidade identificar, através dos atos governamentais, a estrutura da Prefeitura Municipal do Rio Grande, seus fundos abertos e fechados, além de evidenciar outros organismos que estão localizados no Arquivo Histórico Municipal. Estas ações visam reconstruir as Unidades, possibilitando o desenvolvimento de estudos futuros. Com isso, objetiva-se, ainda, elucidar os aspectos políticos, econômicos e sociais que se estabeleceram entre os anos de 1855 a 1980, aproximadamente.
Período: 2016
Divulgação do Curso de Arquivologia da FURG
Coordenadora: Profª. Gislaine Pinto Kramer
O projeto tem por objetivo externalizar as atividades profissionais desenvolvidas pelo arquivista e estudantes em formação. Busca-se levantar as empresas potenciais que desconhecem a área de Arquivologia, a fim de permitir a oportunidade de abertura de vagas de emprego e estágios extracurriculares.
Período: 2016 - Atual
PERFIL DO CURSO
O Curso de Arquivologia visa a formação de profissionais que possam atuar na gestão documental de instituições públicas e privadas. Nesse contexto, insere-se como uma nova possibilidade de atuação profissional para a comunidade de Rio Grande na medida em que a cidade é detentora de diversos acervos documentais em grave estado de abandono e descaso, pela falta de qualificação profissional das pessoas que trabalham nessas instituições.
Assim, entende-se que a estruturação de um Curso de nível superior como o de Arquivologia configura-se como uma oportunidade de formação e qualificação para a comunidade riograndina.
Além disso, ressalta-se a importância de criação do Curso no âmbito do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, da FURG, tendo em vista que o mesmo já abriga os Cursos de Biblioteconomia e História, os quais poderão contribuir significativamente na formação dos educandos.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso do Curso de Arquivologia da FURG é de um profissional de formação multidisciplinar, com conhecimentos teóricos e práticos sobre o tratamento de arquivos correntes, intermediários e permanentes, independentemente do suporte da informação.
Estas características possibilitam a atuação em acervos documentais de quaisquer gêneros e independentemente da área do saber em que esses tenham sido produzidos e/ou recebidos.
Dentre as competências e habilidades dos graduados em Arquivologia enumeram-se as de caráter geral e comum, típicas desse nível de formação, e aquelas de caráter específico.
LEGISLAÇÃO
Regulamentação da Profissão de Arquivista - Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978.
HISTÓRICO
Criado em meados de 2008, a partir de uma proposta do Departamento de Biblioteconomia e História (DBH), atual ICHI , no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI). Na FURG, a criação foi formalizada pela Deliberação 014/2008, que dispõe sobre a criação do Curso de Arquivologia – Bacharelado.
Contou com uma comissão formada pela professa Adriana Kivanski de Senna da área de História e pelos professores Cláudio Omar Iahnke Nunes e Prof. Manoel Fröhlich Henrique, ambos da área de Biblioteconomia. A idéia inicial se direcionava à proposta de criação de um Curso de Museologia, porém o mesmo fora criado recentemente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), município vizinho de Rio Grande localizado a aproximadamente 56 km. Desta forma, visando o fortalecimento da área de Ciência da Informação na Universidade e atendendo a uma demanda da região por profissionais habilitados a gerir informações arquivísticas, deu-se a criação do Curso.
A primeira turma ingressou em 2008, com a realização do processo seletivo de inverno (meio do ano). Esta modalidade de seleção não se consolidou, perdurando a modalidade tradicional, na qual os processos seletivos são realizadas no final do ano, com o ingresso no primeiro semestre do ano seguinte.
Anualmente o Curso de Arquivologia oferta 40 vagas de ingresso.