Professores do curso de Arquivologia da FURG participam da IV REPARQ em João Pessoa-PB
Entre os dias 03 e 06 de agosto foi realizada a IV Reunião de Ensino e Pesquisa em Arquivologia em João Pessoa-PB. Estiveram presentes no evento os professores Mateus Rodrigues, Roberta Medeiros e Sérgio Lampert, os quais participaram das comunicações orais apresentando os trabalhos intitulados:
- "Repositório Arquivístico Digital: análise das ferramentas para a preservação do patrimônio documental em meio digital" (Mateus de Moura Rodrigues; Daniel Flores);
- "Aplicação da Norma Internacional de Gestão de Riscos: um estudo de caso na Superintendência do Porto do Rio Grande" (Roberta Pinto Medeiros; Luciana Souza de Brito);
- "O repositório digital como um recurso para acesso e preservação do diário de classe" (Sérgio Renato Lampert; Daniel Flores).


Dentro da programação do evento, também foi realizada reunião entre os coordenadores dos cursos de Arquivologia do Brasil, onde foram discutidos a caracterização do processo de avaliação do ensino e da pesquisa em Arquivologia; a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão em Arquivologia; as perspectivas e desafios inerentes ao antendimento aos programas pedagógicos dos cursos de Arquivologia e a implantação de cursos de especialização e mestrado em Arquivologia.
Projeto de Extensão do curso de Arquivologia junto à Justiça Federal divulga Blog
O projeto de extensão do curso de Arquivologia junto à Justiça Federal, coordenado pelo professores Dhion Hedlund e Evelin Mintegui, colocou no ar um blog para a divulgação das atividades desenvolvidas.
Tal projeto conta com a participação de alunos do curso e tem como objetivo a descrição, conservação preventiva e digitalização dos processos em exposição na Sala de Memória da Justiça Federal Subseção Rio Grande.
O blog pode ser acessado neste link.
Orientações sobre a solicitação e ajustes de matrícula
A solicitação de matrículas em disciplinas para o segundo semestre letivo de 2015 compreende o período de 22 a 24 de julho e é feita diretamente no sistema.
Findo este período, a solicitação é processada e o resultado divulgado no dia 31 de julho.
Caso sejam necessários ajustes na matrícula, como exclusão ou inclusão de disciplinas e trocas de turma, os mesmos devem ser feitos direta e pessoalmente na coordenação do curso no período compreendido entre 03 e 07 de agosto, nos horários abaixo:
- Segunda-Feira (03/08): Sem atendimento
- Terça-Feira (04/08): Das 18:00 às 20:45
- Quarta-Feira (05/08): Das 18:00 às 19:00
- Quinta-Feira (06/08): Das 18:00 às 19:00 e das 20:30 às 21:45
- Sexta-Feira (07/08): Das 18:00 às 19:00
Em hipótese alguma serão aceitas solicitações de ajuste de matrícula via telefone ou e-mail.
Aos alunos que irão se matricular em Estágio Supervisionado II e TCC II, pede-se especial atenção ao solicitar a matrícula na turma correta de seu respectivo orientador, a fim de evitar transtornos à coordenação gerados pela necessidade de remanejamento dos alunos para suas turmas corretas. Segue abaixo a relação dos orientadores e suas respectivas turmas:
- Prof. Dhion: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma A)
- Profª. Luciana: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma C)
- Prof. Mateus: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma D)
- Profª. Roberta: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma E)
- Prof. Sérgio: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma F)
Quaisquer dúvidas devem ser encaminhadas à coordenação de curso via e-mail.
Calendário de Exames para o primeiro semestre letivo de 2015
Horário das provas: 19h (com exceção de Gestão de Acervos, que será às 14h)




2ª Jornada de Fotografia: Interfaces da Fotografia Digital
Entre os dias 01 de julho e 28 de agosto de 2015 ocorre a 2ª Jornada de Fotografia: Interfaces da Fotografia Digital.
O evento inclui palestras, exposições, oficinas, entre outras atividades.
Página 39 de 52