Alunos da disciplina de Gestão Arquivística participaram no dia 10 de novembro de uma oficina vinculada ao projeto de ensino "Autuação de Processos e Rotinas de Protocolo", ministrada pela professora Luciana Souza de Brito. A atividade foi realizada no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Arquivologia - LARQ.

alt

alt

alt

 


 

No dia 29 de setembro de 2014, a equipe do projeto “Sistematização dos Arquivos da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG)”, vinculado ao Programa de Assessoramento aos Arquivos do Porto do Rio Grande, coordenado pelas professoras do Curso de Arquivologia, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI/FURG, Luciana Souza de Brito e Roberta Pinto Medeiros, realizou uma visita técnica às instalações do Arquivo Municipal de Caxias do Sul – RS, e Casa Museu Zanini.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Curso de Arquivologia da FURG e a SUPRG, e conta com a supervisão na instituição da bibliotecária Gládis Ferreira. As acadêmicas que participaram da visita foram: Bruna Carballo Dominguez de Almeida, Suélen Mattos Wolff, Graciela Cunha da Silva, Laís Garighan da Luz, Nadia Ramires Felix Strelow, Fátima Regina Freitas Dias, Santa de Moraes Marques.

A visita no arquivo teve como foco o estudo das particularidades que envolveram o processo de criação do plano de classificação de documentos utilizado pela referida instituição para a documentação de caráter público. Em paralelo observou-se a metodologia utilizada no acondicionamento de documentos (volumes encadernados, fotografias em base papel, negativos de vidro, etc.), as ações de restauração utilizadas em documentos com suporte textual e fotografias montadas em cartão. Tais ações serão de grande valia para as futuras ações do projeto.Já no Museu as atividades culturais envolveram a visitação na instituição e a apreciação de um café colonial.

 

alt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O curso de Arquivologia da FURG convida para sessão pública de defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso a ser realizada no dia 28 de julho de 2014.

Aluna: Gisele Torres Damasceno
Título do trabalho: "Arquivos Escolares do Município de Rio Grande: Conjuntura Atual e Perspectivas de Estruturação de um Sistema de Arquivos e Gestão Documental"
Banca:
Prof. Dhion Carlos Hedlund (Presidente/Orientador)
Arq. Andrea Gonçalves dos Santos (Avaliadora)
Prof. Sérgio Renato Lampert (Avaliador)
Local: Sala 1204
Horário: 18:00

Aluno: Denoci Mendes da Silva
Título do trabalho: "A Preservação de Documentos Digitais Na Área Contábil: Um Estudo de Caso da Abastecedora de Combustíveis Ongaratto Ltda."
Banca:
Prof. Mateus de Moura Rodrigues (Presidente/Orientador)
Profª. Maria de Fátima da Silva Serra (Coorientadora)
Prof. Dhion Carlos Hedlund (Avaliador)
Profª. Luciana Souza de Brito (Avaliadora)
Local: Sala 1205
Horário: 19:00

 


 

No dia 21 de fevereiro de 2014 foi realizada a 1ª Reunião da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) composta por servidores da SUPRG e professoras do ICHI/FURG, além da presença de acadêmicos do Curso de Arquivologia da FUIRG.

SAIBA MAIS