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Com o objetivo de facilitar o acesso ao acervo da instituição, o curso de Arquivologia em parceria com o Arquivo Geral da FURG, no âmbito de um projeto que prevê a consolidação do instrumento de pesquisa online ao seu patrimônio documental, deram o primeiro passo com a atualização da plataforma ICA-AtoM 1.3 para o AtoM 2.2.

No dia 11 de novembro, em reunião entre os professores do curso de Arquivologia, Dhion Carlos Hedlund e Mateus de Moura Rodrigues, e a direção do NTI/FURG, foram estabelecidos os parâmetros técnicos para a efetivação da atualização da plataforma e os critérios para a importação da base de dados já existente.

Como próximas ações, o projeto visa dar continuidade à transferência das informações da base de dados antiga para a nova, a qual já encontra-se disponível no endereço http://arquivodigital.furg.br.

Primeiramente será disponibilizada na plataforma AtoM a descrição arquivística do fundo Faculdade de Direito Clovis Bevilaqua, o qual já encontrava-se disponível no endereço http://ica-atom.furg.br, porém ainda na plataforma anterior (ICA-AtoM 1.3).

O AtoM é um aplicativo de descrição arquivística integralmente voltado para Web, encomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) e abrange normas internacionais de descrição arquivística. AtoM é um acrônimo para "Access to Memory" (Acesso à Memória).

A consolidação desta farramenta no âmbito da FURG tem como objetivo proporcionar o acesso rápido e eficiente às informações referentes à trajetória da instituição a partir da consulta aos acervos disponibilizados online.

O projeto encontra-se em fase inicial e estão previstas outras ações no sentido de fornecer subsídios que amplifiquem o acesso à informação mediante o uso de plataformas tecnológicas que atendam as necessidades do usuários pesquisadores.

 


Entre os dias 03 e 06 de agosto foi realizada a IV Reunião de Ensino e Pesquisa em Arquivologia em João Pessoa-PB. Estiveram presentes no evento os professores Mateus Rodrigues, Roberta Medeiros e Sérgio Lampert, os quais participaram das comunicações orais apresentando os trabalhos intitulados:

- "Repositório Arquivístico Digital: análise das ferramentas para a preservação do patrimônio documental em meio digital" (Mateus de Moura Rodrigues; Daniel Flores);

- "Aplicação da Norma Internacional de Gestão de Riscos: um estudo de caso na Superintendência do Porto do Rio Grande" (Roberta Pinto Medeiros; Luciana Souza de Brito);

- "O repositório digital como um recurso para acesso e preservação do diário de classe" (Sérgio Renato Lampert; Daniel Flores).

Roberta

Mateus e Sérgio

Dentro da programação do evento, também foi realizada reunião entre os coordenadores dos cursos de Arquivologia do Brasil, onde foram discutidos a caracterização do processo de avaliação do ensino e da pesquisa em Arquivologia; a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão em Arquivologia; as perspectivas e desafios inerentes ao antendimento aos programas pedagógicos dos cursos de Arquivologia e a implantação de cursos de especialização e mestrado em Arquivologia.

 

 


O projeto de extensão do curso de Arquivologia junto à Justiça Federal, coordenado pelo professores Dhion Hedlund e Evelin Mintegui, colocou no ar um blog para a divulgação das atividades desenvolvidas.
Tal projeto conta com a participação de alunos do curso e tem como objetivo a descrição, conservação preventiva e digitalização dos processos em exposição na Sala de Memória da Justiça Federal Subseção Rio Grande.

O blog pode ser acessado neste link.


A solicitação de matrículas em disciplinas para o segundo semestre letivo de 2015 compreende o período de 22 a 24 de julho e é feita diretamente no sistema.

Findo este período, a solicitação é processada e o resultado divulgado no dia 31 de julho.

Caso sejam necessários ajustes na matrícula, como exclusão ou inclusão de disciplinas e trocas de turma, os mesmos devem ser feitos direta e pessoalmente na coordenação do curso no período compreendido entre 03 e 07 de agosto, nos horários abaixo:

- Segunda-Feira (03/08): Sem atendimento

- Terça-Feira (04/08): Das 18:00 às 20:45

- Quarta-Feira (05/08): Das 18:00 às 19:00

- Quinta-Feira (06/08): Das 18:00 às 19:00 e das 20:30 às 21:45

- Sexta-Feira (07/08): Das 18:00 às 19:00

Em hipótese alguma serão aceitas solicitações de ajuste de matrícula via telefone ou e-mail.

Aos alunos que irão se matricular em Estágio Supervisionado II e TCC II, pede-se especial atenção ao solicitar a matrícula na turma correta de seu respectivo orientador, a fim de evitar transtornos à coordenação gerados pela necessidade de remanejamento dos alunos para suas turmas corretas. Segue abaixo a relação dos orientadores e suas respectivas turmas:

- Prof. Dhion: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma A)

- Profª. Luciana: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma C)

- Prof. Mateus: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma D)

- Profª. Roberta: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma E)

- Prof. Sérgio: Estágio Supervisionado II e TCC II (Turma F)

Quaisquer dúvidas devem ser encaminhadas à coordenação de curso via e-mail.

 

 


Horário das provas: 19h (com exceção de Gestão de Acervos, que será às 14h)

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